Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Agosto de 2013 14h52

Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem novo presidente

13/08/2013

Evelyn Ribeiro

O novo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alex Francisco Lili, tomou posse nesta terça-feira (13), em Cuiabá. Na ocasião também foram comemorados os seis anos de trabalho desenvolvido pelo conselho. Alex Lili atuará no biênio 2013 a 2015.

A ex-presidente do conselho, Mariley Auxiliadora de Jesus, agora ficará como vice-presidente, e Flávia Tereza, do Conselho Regional de Serviço Social, como secretária. “Falar do conselho é falar de uma luta de muito tempo, mas hoje deixo o posto sabendo que está em boas mãos”, disse Mariley.

O novo presidente, que é deficiente visual e membro da Associação Mato-grossense dos Cegos, destacou a importância do colegiado e da conscientização da sociedade quanto às dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos. “Estaremos empenhados para dar encaminhamentos e que estes sejam realizados com muito trabalho e conquistas”, disse Alex Lili.

O secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, elogiou a atuação dos membros e as ações desenvolvidas nestes seis anos. “Nós estamos comprometidos com as ações deste conselho. É uma missão árdua, para que aconteça da forma como a população espera e para isso vamos dar condições”, concluiu José Rodrigues.

A apoiadora institucional do Plano “Viver Sem Limite”, Ana Carolina Nascimento, se mostrou emocionada com a paixão com que as pessoas do conselho se envolvem para cumprir a pactuação do plano. “A modificação começa no nosso lar. Sem conselhos não há projetos, tanto municipais como estaduais, e assim queremos mobilizar a comunidade”.

A cerimônia contou também com moções de aplausos e apresentação de dança de jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá (APAE).

Além dos conselheiros municipais e deficientes físicos de várias instituições, também estiveram presentes na solenidade o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias de Andrade, o superintendente de Articulações Políticas de Direitos da Pessoa com deficiência do Estado de Mato Grosso, Mário Lúcio Guimarães, e os procuradores de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe e Salete Maria Búfalo Poderoso.