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04 de Setembro de 2012 15h04

Conclusão de curso potencializa inclusão no mercado de trabalho

04/09/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

“No mundo de hoje se percebe que a qualificação é fator predominante para o mercado de trabalho. É por meio da qualificação que se consegue chegar a novos horizontes”. A frase é da professora aposentada Maria Aparecida de Lima, que concluiu na manhã desta terça-feira (04/09), o curso de informática básica no Instituto dos Cegos de Mato Grosso. A atividade foi realizada em parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Governo do Estado e Instituto dos Cegos de Mato Grosso.  No total, dos dez alunos inscritos, oito finalizaram o processo e receberam o certificado de conclusão.

Empregando um sistema que realiza a leitura do conteúdo, as aulas foram desenvolvidas pelo professor Ronielson Rodrigo da Silva, que já administra aulas há quatro anos. Cego de nascimento, ele pontua que cabe ao portador de deficiência de maneira geral cobrar respeito pelo cumprimento de seus direitos. “O deficiente tem de ter a noção de que a acessibilidade, a inclusão tem de partir dele. Procurar se qualificar, estudar, cobrar seus direitos”.

Ronielson conta que durante o curso, a prioridade foi o ensinamento de ações como gravação de um CD ou de um DVD, como usar um pendrive. Ele lembra que os cursistas só receberam o diploma mediante comprovação de frequência em 75% das aulas. “O que aprenderam aqui garante mais autonomia a sua vida”, finaliza.

Ariane Baena, coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, lembrou que a pasta neste ano já realizou a oferta de quatro cursos profissionalizantes em parceria. “Disponibilizamos informática básica, intermediária, curso de massagista e auxiliar de serviços gerais. Temos a consciência de que a inclusão no mercado de trabalho ainda necessita vencer muitos desafios, mas uma de nossas estratégias é a de garantir a qualificação profissional”.

Para o presidente do Instituto dos Cegos, Marcino Benedito de Oliveira, há todo um cuidado na metodologia de ensino para garantir o aproveitamento máximo do conteúdo pelos estudantes. “As turmas são montadas, com no máximo, dez estudantes, para garantir que eles aprendam bem o conteúdo e para facilitar também o desempenho pelo profissional que está ministrando as atividades”.