Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

08 de Outubro de 2012 09h05

Centros de Referência ofertam sete oficinas profissionalizantes em outubro

08/10/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810

 

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá disponibiliza neste mês de outubro, às famílias da capital, por meio dos 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), sete oficinas profissionalizantes. Para poder participar basta que a pessoa interessada procure uma das unidades e verifique a disponibilidade de vagas e horários.

São disponibilizadas aulas para a confecção de biscuit, bordados em pedrarias em chinelos, reciclagem (empregando caixas de leite para a confecção de vasos ornamentais), móbiles, reciclagem com jornais (para a criação de jornais), pinturas em tecidos (guardapanos) e a confecção de bonecas de lã.

Conforme a gerente do CRAS em Cuiabá, Cirlei da Silva Fernandes, não há nenhum custo para a inscrição e nem para com a aquisição dos materiais. “A Secretaria de Assistência viabiliza todo material. Elaboramos uma agenda de cursos rápidos e a metodologia empregada permite que as oficineiras trabalhem em sistema de rodízio, fazendo com que toda as unidades ofertem aulas diferenciadas”, explica.

Ela finaliza dizendo que todas as oficinas empegam materiais de fácil acesso e valor reduzido o que possibilita a posterior aquisição para a fabricação em maior escala possibilitando assim que ampliar as rendas das famílias.

Os Centros de Referência e Assistência Social são espaços criados para ajudar ás famílias na ara apoiar as pessoas na superação de suas dificuldades, que vão desde a sobrevivência até o fortalecimento das relações familiares e comunitárias.