Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

11 de Abril de 2012 16h17

Centro de Referência e Assistência Social do bairro União é parceiro do Projeto Quatro Estações

11/04/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810


Profissionais do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Frei Quirino, instalado no Jardim União, em Cuiabá participam na próxima sexta-feira, dia 13 de abril, de mais uma edição do Projeto Quatro Estações (desenvolvido em parceria com a Polícia Judiciária Civil, Militar e Corpo de Bombeiros) e que tem como meta atender as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.  A programação será realizada no Centro Comunitário do bairro Jardim Vitória, das 14h às 17h.

O 'Cras União’, que  possui área de abrangência de 22 bairros (incluindo as comunidades rurais do Coxipó do Ouro, Rio dos Peixes e Barreiro Branco), estará à disposição para o cadastramento do Bolsa Família, bem como do CadÚnico. Também será disponibilizado a comunidade atendimento psicossocial e, quando houver necessidade, o encaminhamento para confecção de emissão de segunda via de documentos.

Conforme a assistente social da unidade, Oriana Miranda, são diversas as frentes de trabalho executadas para o fortalecimento dos vínculos familiares. Neste mês, a unidade oferta três oficinas: de fuxico, decoupage (técnica extremamente simples de executar e que se baseia-se no uso do papel e da cola para transformar diversos objetos em obras de arte), o macramê (é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta) e a confecção de almofadas, tapetes, toalhas de mesa e enfeites diversos com o fuxico (que emprega sobras de tecidos para a customização). “Em média temos 35 alunas”, diz a assistente social. Ainda são ofertadas aulas do Projovem e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Ela ainda pontua que no mês de abril, a unidade irá ofertar um curso em parceria com o Senai para aplicação de revestimentos em interiores (azulejista). A primeira turma (com 20 alunos) já está montada e há perspectiva de abertura de mais uma devido a intensa procura pelo curso.