Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

23 de Julho de 2013 11h02

Centro de apoio a moradores de rua começa a funcionar hoje

23/07/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054

 

A Prefeitura de Cuiabá abre hoje (23) as portas do Centro POP, o primeiro centro de atendimento a moradores de rua da Capital. A prestação de serviços será feita pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, a partir das 14h30.

 

Em razão do frio que atingiu a cidade nos últimos dias, causando quedas de até 20º na temperatura, também será lançada hoje a campanha “Abraço Quente”, que arrecadará cobertores e agasalhos para atender a quem precisa. Todas as unidades da Secretaria de Assistência Social, incluindo a própria sede, receberão as doações.

 

“Todos sabemos que existem muitas pessoas que necessitam de auxílio e colaboração para enfrentar os dias mais frios que estamos vivendo; nesses momentos, o poder público deve servir de elo entre quem precisa e quem pode ajudar”, convocou o secretário José Rodrigues Júnior.

 

Centro Pop

 

O primeiro Centro de Atendimento a Moradores de Rua, o Centro Pop, prestará assistência a, em média, 80 pessoas/famílias por mês, obedecendo a regulamentação federal. Trata-se de uma unidade pública, de referência e atendimento especializado à população adulta que mora na rua. Para lá também serão encaminhadas para atendimento as pessoas recolhidas por equipes que fazem a chamada abordagem social.

 

A população em “situação de rua” se caracteriza, de acordo com o Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua, como “grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional regular”.

 

São pessoas que utilizam logradouros públicos (praças, jardins, canteiros, marquises, viadutos) e áreas degradadas (prédios abandonados, ruínas, carcaças de veículos) como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como unidades de serviços de acolhimento para pernoite temporário ou moradia provisória.

 

O Centro Pop de Cuiabá fica na Rua Pedro Celestino, esquina com Rua Campo Grande, Bairro Centro Norte, Região Oeste de Cuiabá. A unidade estará aberta para atendimento ao público nos dias úteis, no mínimo cinco dias por semana, durante 8 horas diárias.

 

SERVIÇO

 

EVENTO: abertura do Centro de Atendimento a Moradores de Rua.

DATA E HORÁRIO: Hoje (23), às 14h30.

LOCAL: Rua Pedro Celestino, esquina com Rua Campo Grande, Bairro Centro.
CONTATO DA SECOM NO LOCAL: Euziany Teodoro - 8451-3939