Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

30 de Julho de 2012 16h09

Casa de Retaguarda de Cuiabá oferta aulas de artesanato a jovens acolhidas

30/07/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

Dezoito adolescentes, acolhidas na Casa de Retaguarda Paulo Prado, participaram neste fim de semana, em Cuiabá, de uma série de oficinas para produção de artesanatos (bijuterias). A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial.

Conforme Edilson Proença, coordenador de Proteção Social Especial, uma série de atividades objetivando a integração, assim como propiciar uma qualificação que possibilite agregar renda, vem sendo desenvolvidas nas cinco casas de acolhimento instaladas na capital.

L., de 17 anos, está abrigada há três semanas na unidade e disse estar satisfeita de poder aprender um curso que lhe potencializará novas experiências de trabalho. “É sempre bom poder aprender”, disse, timidamente.

Outra jovem, M., de 15 anos, diz que a possibilidade de atuar nas oficinas é uma forma de descobrir novos talentos. “Tem gente que nasce com o dom, falta mesmo oportunidade”.

As aulas foram executadas pela oficineira Alaíde Janoilo, que há três anos, atua junto às famílias em situação de vulnerabilidade social. “Tenho muita satisfação em poder ajudar, criar uma alternativa de renda”.

As adolescentes do sexo feminino (de 12 a 18 anos incompletos) acolhidas temporariamente na unidade são acompanhadas por uma equipe que realiza o trabalho psicoassistencial, além de encaminhamento e acompanhamento médico, ambulatorial e escolar.  As famílias também recebem orientação e apoio psicossocial e familiar.

A unidade presta atendimentos de proteção social de alta complexidade destinados àquelesindivíduos que se encontram em situação de abandono, ameaça ou em que se houve registro de violação de direitos, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados necessitando de acolhimento provisório, fora de seu núcleo familiar de origem.