/

11 de Outubro de 2012 10h15

Casa da Retaguarda promove atividades pedagógicas e integradoras na semana da criança

11/10/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


As 14 meninas abrigadas na Casa da Retaguarda Paulo Prado, administrada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, participam nesse fim de semana de uma série de atividades recreativas e pedagógicas.
 

No decorrer da semana, as meninas (de 12 a 18 anos) trabalharam na confecção de um mural onde expuseram com frases, recortes de jornais e gibis, seus anseios sobre a infância, a juventude e o futuro. “Sugerimos que refletissem sobre o que é ser criança, potencializamos o debate e a reflexão com emprego de uma atividade lúdica”, explica a gerente da unidade Flávia Guedes. 

O painel com todas as exposições de ideias foi instalado na unidade para que todas pudessem avaliar e trocar experiências. 

Ainda seguindo uma programação especial (considerando a data de 12 de Outubro), as 14 garotas irão participar na tarde de hoje de uma atividade promovida pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA). Mediante autorização do Poder Judiciário, as meninas irão participar de uma passeio em um shopping center da capital, onde terão direito a uma sessão de cinema.  “No total, como a atividade será destinada a atender crianças abrigadas em outras unidades, a expectativa é que cerca de 150 participem desse passeio. Na sequência à saída do shopping, eles serão levados para realizar um grande lanche”, explica Flávia. 

Na sexta-feira, no período vespertino, por meio de uma parceria com o Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano, haverá uma palestra sob o tema ‘autoestima’ e a continuidade a um curso de secretariado executivo que teve início há cerca de duas semanas na unidade. 

Casa de Retaguarda 

A unidade, além de ofertar acolhimento, disponibiliza nutrição, acompanhamento psicossocial, encaminhamento para unidades escolares e de atendimento de saúde. Casa de Retaguarda destina-se ao atendimento de meninas e jovens que estejam em situação de risco social em que exista o rompimento de vínculos familiares. A unidade está ligada à Coordenadoria de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH).