Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

30 de Novembro de 2012 13h10

Casa da Retaguarda oferta oficinas de artesanatos para o Natal

30/11/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

As vinte e três meninas (na faixa etária de 12 a 17 anos) que se encontram abrigadas na Casa da Retaguarda Paulo Prado participam de uma série de oficinas de artesanatos (pinturas em telas, tecidos, e confecção em bonecos em EVA). A unidade é administrada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.

 

De acordo com a gerente da unidade, Flávia Alessandra Guedes da Silva, as jovens atendidas demonstram total interesse em participar das oficinas e já produziram farta quantidade de material, a maior parte envolvendo temas natalinos.

 

Ela explica que as atividades são conduzidas por duas monitoras da unidade que se disponibilizaram a atuar como voluntárias. “As meninas não são obrigadas a participarem das ações, mas reconhecem os benefícios e gostam de participar”, conta.

 

Ainda segundo Flávia Alessandra Guedes, a Casa da Retaguarda disponibiliza por meio de uma parceria com o Grupo Cena Onze, aulas de dança de rua todas as segundas e quartas, sempre no período noturno para que a rotina escolar não sofra nenhuma prejuízo.

 

Estrutura

 

A unidade de abrigamento institucional é ligada à Coordenadoria de Proteção Social Especial e é destinada a acolher e assegurar a proteção integral a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social. A unidade vem passando por uma série de adequações para otimização do atendimento.

 

A instituição já teve todo o telhado refeito em 2012 e vai ganhar novo forro, assim com pintura externa e interna. Também foram realizadas melhorias elétricas e hidráulicas.

 

A Casa de Retaguarda também será contemplada com materiais como computador, máquina fotográfica, data show e mobiliário ainda em 2012.