Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

18 de Maio de 2012 14h04

Campanha Faça Bonito: Assistência e Defensoria promovem dia de reflexão e cidadania

18/05/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento de Cuiabá (SMASDH) e a Defensoria Pública de Mato Grosso desenvolvem, durante todo o dia de hoje (18-05), uma grande ação de cidadania na Praça Alencastro, em Cuiabá. As atividades integram o fechamento da semana da Campanha “Faça Bonito – Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e marcam as comemorações ao Dia Nacional do Defensor Público (celebrado em 19 de maio). As ações serão realizadas até às 18h de hoje. O encerramento será realizado com apresentação da dupla de humoristas Nico e Lau.
 

Oferecendo orientação assistencial e jurídica, a SMASDH e a Defensoria ofertam serviços variados, como orientação sobre a atuação da rede de proteção a crianças e adolescentes e orientação jurídica para as mais distintas situações. No total, mais de cem pessoas estão trabalhando diretamente para a execução dessas atividades. 

“Esse é um momento de grande relevância para a sociedade. Somente quando trabalhamos de forma coletiva podemos alcançar objetivos e acabar com situações de violação de direitos humanos”, pontua a secretaria de Assistência Social Regina Kaizer. Ele relembra que a data de 18 de Maio é um marco no combate a violência contra as crianças, mas frisa que as ações são contínuas. Diariamente a rede municipal desenvolve ações preventivas e, quando já houve a violação de direitos, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) estão prontos para atender. 

A primeira dama da capital e madrinha da Campanha Faça Bonito, Norma Galindo, complementa que o Executivo Municipal atua em parceria com as mais distintas organizações que trabalham em prol da comunidade. “Esse é um momento especial. Hoje nós partimos para o enfrentamento dessa rede criminosa com atos de dança e de alegria das crianças atendidas por nosso projetos sociais”, disse. 

"Estamos satisfeitos pela ação por termos a oportunidade de realizarmos essa prestação de serviço à população", disse a defensora pública do Núcleo Cível de Cuiabá, Sebastiana Gaiva. 

Pela manhã, foram realizadas apresentações culturais das crianças e jovens atendidos pelo projeto Siminina, Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) e Projovem. O público presente se emocionou com as apresentações. "Acho que o caminho é esse. Esse é um trabalho primordial, cuidar da garotada desde a base. São muitos os perigos que uma criança tem de enfrentar até chegar a sua fase adulta", reflete o aposentado e escritor cuiabano, Reinaldo Celso da Silva, 62 anos. 

Parceria de Sucesso

As ações na Praça Alencastro acontecem também em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que realiza apresentações culturais do programa Educa Mais, presente em 61 escolas da rede municipal e que será ampliado para 80 até o primeiro semestre de 2012, assim como disponibiliza para a comunidade importantes informações sobre a educação em tempo integral, seus objetivos e os trabalhos de sucesso já obtidos com a prática pedagógica. 

O estande da Secretaria Municipal de Saúde  - que possui uma equipe para confecção da carteira online do Sistema Único de Saúde (SUS) – também foi um dos mais visitados na manhã de hoje.