Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

16 de Maio de 2012 14h07

Campanha Faça Bonito: Ação preventiva é realizada com 250 estudantes de Cuiabá

16/05/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810

 

Duzentos e cinquenta crianças, na faixa etária de 6 a 10 anos, participaram na manhã desta quarta-feira (16-05), das atividades promovidas pela ‘Campanha Faça Bonito- Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) de Cuiabá. As atividades foram realizadas na Escola Municipal Francisval de Brito, no bairro Coophamil.

“Nossa ideia é garantir aprendizado, empregando linguagem simples e a ludicidade para esse processo. Queremos que essas crianças saibam como podem se defender de aliciadores, de abusadores, entende a que riscos estão expostas”, explica a gerente de Média Complexidade da SMASDH, Carla Brito.

Pautada na vertente de que o conhecimento é a melhor estratégia de defesa, a SMASDH elaborou um cronograma de trabalho para atender a garotada da rede municipal, repleta de brincadeiras e, muita conversa. “A dinâmica para o atendimento desse público é diferenciada. São crianças e é desde cedo que devem aprender”, explica o delegado Paulo Araújo, titular da Delegacia Especializada de Adolescentes (DEA). Paulo Araújo é parceiro da campanha e vem ministrando palestras sobre o tema da campanha para a garotada.

A proposta da campanha da SMASDH foi tão bem aceita, que a direção da unidade solicitou a realização de novas palestras com o delegado, sobre a temática e também de prevenção a atos infracionais. “Serei sempre parceiro da Secretaria de Assistência e de outras instituições que se empenham no combate a práticas criminosas contra crianças e jovens”, diz.

A diretora da Escola Francisval de Brito, Eunice da Silva Belido, pontuou que essa foi a primeira palestra destinada exclusivamente para atendimento a um público da faixa-etária de 6 a 10 anos. ”A proposta da Assistência vai ao encontro com nossa proposta de trabalho de 2012 que é a arte de viver bem e a cidadania. A orientação deve começar cedo”.