Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

06 de Agosto de 2012 17h38

Bolsa Família: Cuiabá mantém dados atualizados e recebe repasses do IGD-M

06/08/2012

Patrícia Neves/SMASDH

A Secretaria de Assistência Social e de Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH) vem mantendo desde o ano de 2007 o recebimento dos recursos por meio do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O teto de apoio à gestão de recursos já alcançou o valor de R$ 42.705,00.

“Cumprimos rigorosamente as determinações. Há um esforço contínuo para a busca das famílias e atualização dos dados”, explica a gerente do Programa Bolsa Família em Cuiabá, Maria Claudete Orso. Ela conta que o repasse do IGD-M reflete a qualidade das gestões municipal e estadual, parceiros do MDS na execução do programa de transferência de renda. 

Ela explica ainda que os dados consolidados do mês de julho apontam a existência de 22.732 cadastradas no Bolsa Família em Cuiabá. O MDS aponta a existência de 45.350 famílias inseridas no CadÚnico.

De acordo com o MDS, no ano de 2012, nos Estados de Mato Grosso, Acre, Ceará, e Mato Grosso do Sul, todas as prefeituras receberam o IGD-M.

Saiba Mais

Conforme o Ministério do Desenvolvimento Social, o indicador foi criado em abril de 2006 para apoiar financeiramente os municípios na gestão compartilhada do programa. O montante é destinado via Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) a cada prefeitura que atendeu ao critério para o Fundo Municipal ou Estadual de Assistência Social. O cálculo quanto aos repasses é feito pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) e leva em consideração taxas de cadastro válido, atualização cadastral, acompanhamento de educação e de saúde. Quanto mais altos forem os percentuais das quatro taxas, maiores serão os volumes de recursos a receber.