Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

05 de Janeiro de 2011 13h45

Beneficiários Bolsa Família transferidos de escola devem informar mudança ao Cadastro Único

05/01/2011

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

 A movimentação de beneficiários do Bolsa Família na sede do programa, localizada à rua Treze de Junho, 1660, tem sido intensa nos últimos dias. A maioria dos casos são pais que comparecem ao local para informar que os filhos foram transferidos de escola. Informar à escola que a criança está freqüentando a escola é um dos requisitos essenciais para que o beneficio seja mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Além disso, são condições básicas para a concessão da bolsa de $R 22,00 por criança,  que a família se situe dentro do perfil socioeconômico estipulado para a concessão do benefício, que é com renda mensal de até R$140,00 por pessoa e ainda que a criança seja levada ao posto de saúde duas vezes por ano para se pesada e medida. Essas informações são repassadas mês a mês, via sistema de informação do Cad-Único do MDS, e a cada 2 anos precisam ser confirmados através de atualização cadastral.

Este ano, 7.500 famílias, que foram contempladas em 2008, precisam fazer a atualização cadastral para evitar perder o beneficio.
O cancelamento do beneficio para as famílias que melhoraram sua condição e deixaram o perfil socioeconômico é esperado e até desejado, já que o Bolsa Família contempla famílias abaixo da linha da pobreza estrema, entretanto, a Secretaria de Assistência Social de Cuiabá trabalha para evitar o corte daquelas famílias que ainda necessitam do recurso e se esquecem de comparecer à sede  do programa.

Em Cuiabá, a folha de pagamento do Ministério do Desenvolvimento Social beneficiou em dezembro de 2010 um total de 21.729 famílias.

O número de benefícios pagos em janeiro de 2011 e os cancelamentos ainda não foram informados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.