Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

05 de Junho de 2012 15h04

Atendimento socioassistencial é debatido em Cuiabá

05/06/2012

Patrícia Neves/SMASDH


Para debater formas de melhorar e ampliar o atendimento socioassistencial à população, 16 profissionais da Diretoria de Gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Fundo Municipal de Assistência Social, iniciaram na segunda-feira (04/06) em Cuiabá, o treinamento do Capacita Suas Mato Grosso. 

O Capacita Suas Mato Grosso, que integra o Plano Mato Grosso Sem Miséria, é uma estratégia de aprimoramento da gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas). O evento proporciona o diálogo entre municípios e Estado para debater, por exemplo, o funcionamento e ampliação da rede com a instalação de novas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS). Também serão tratados temas como caracterização da população de Mato Grosso pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A gestora da pasta de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaizer, pontuou que o Capacita Suas possibilita a discutição quanto ao cumprimento das  metas para a consolidação da Política Nacional de Assistência Social. Ela contou que a capital tem recebido investimentos na área em e é referência na prestação de serviços.

A capital possui 24 unidades de atendimentos de proteção básica (preventivos) e de média e alta complexidade, divididos nas quatro regionais da prefeitura de Cuiabá. Dos 171 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) instalados no Estado, a capital possui o maior número, 13 em pleno funcionamento. O mesmo ocorre com o número de Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) com duas unidades. No Estado, dos 141 municípios apenas 42 possuem unidades.

O Capacita Suas é um processo de formação realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Durante a abertura do evento, os assistidos pelo Projovem Adolescente realizaram uma apresentação cultural. O evento é realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e prossegue até terça-feira (05/06).