/

21 de Junho de 2013 16h04

Assistentes sociais conhecem ações de defesa da criança e do adolescente durante Copa das Confederações

21/06/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

Com o objetivo de preparar equipes para atuar em defesa das crianças e adolescentes durante grandes eventos, entre eles os jogos da Copa do Mundo de 2014, três funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social participaram de uma delegação para conhecer as atividades programadas pelas cidades que sediam a Copa das Confederações.

As visitas ocorreram entre os dias 14 e 17 de junho, no Rio de Janeiro, e entre 18 e 20 em Fortaleza.

A delegação conheceu como é executada a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente durante a realização dos jogos. As medidas são recomendadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Durante os jogos, crianças e adolescentes poderão estar nas ruas, nas imediações dos estádios, seja acompanhado pelos pais ou não, ajudando os pais ou responsáveis nas atividades de venda de bebidas e comidas, entre outras situações que os colocam em situação de vulnerabilidade e risco social. As equipes da Secretaria de Assistência Social já começaram a se preparar para atender essas situações”, destacou o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Junior.

Os resultados das experiências vivenciadas durante as visitas serão apresentadas aos demais integrantes das equipes de assistência social da Prefeitura de Cuiabá que, posteriormente, irão elaborar e implantar os serviços adequados à realidade da Capital no contexto da Copa do Mundo de 2014. As medidas também fazem parte do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil no Território Brasileiro.