Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

29 de Dezembro de 2010 12h00

Assistência social humaniza capital e cria banco de dados para ações em 2014

29/12/2010

Marcia Caetano - Assessoria Smasdh


A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano - Smasdh realiza pela primeira vez uma ação coordenada de assistência emergencial, voltada para pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social, para cobertura completa durante as festividades de natal e final de ano, denominada Ação Jingle Bell. 

A Diretora de Gestão da Secretaria de Assistência Social, professora Rosa Lusardo divulgou nesta quarta feira (29-12) o balanço dos atendimentos emergenciais registrados durante os primeiros 4 dias da Ação Jingle Bell, o que tonalizou 158 atendimentos, sendo 30% de crianças e adolescentes. 

Iniciada na terça feira (21-12), com término previsto para o dia 05 de janeiro de 2011, a ação envolve sete equipes de técnicos para abordagens nas ruas, praças e logradouros e uma equipe com atendimento fixo na Rodoviária. O trabalho se completa com o serviço de atendimento nos plantões em todas as Unidades de Alta Complexidade da Smasdh para acolhimento dos usuários necessitados, de acordo com o perfil de cada um.

Tanto crianças e adolescentes vítimas de exploração do trabalho infantil, ou exploração sexual, quanto idosos que estejam em situação de risco, mulheres vítimas de violência, ou migrantes serão acolhidos e abrigados nos albergues municipais como Casa de Amparo Celcita Pinheiro, Casa de Retaguarda Paulo Prado, Albergue Manoel Miraglia, Albergue Missão Atalaia e outras instituições parceiras da SMASDH como a Nossa Casa para adolescentes, abrigos São Judas Tadeu, Santa Rita e Vida Serena de Varzea Grande. 

Com a cobertura completa para as pessoas em situação de rua, os dependentes químicos  também têm opção de ficarem abrigados no Albergue Abordagem Soldaria, se assim quiserem.  

A ação garante atendimento emergencial para essas pessoas e ainda faz o registro de todas as ocorrências. A intenção é mapear e registrar os dados para que sirvam de base para o planejamento de ações e serviços dos próximos anos, com vistas à preparação da cidade para a movimentação durante os jogos da Copa em 2014, possibilitando uma cidade mais humanizada e pacífica para todos. De acordo com a professora Rosa Lusardo de posse dos dados coletados nesta ação, serão traçados os serviços e projetos para a população em situação de rua.

"A criação da casa Republica de Meninos para abrigamento e educação integral de jovens de 12 a 17 anos, equipada com quadras poli esportivas, salas temáticas para aulas de música, artes, teatro, hortas para terapia ocupacional e toda uma estrutura psicossocial para atendimento deve completar o projeto de atendimento a jovens, que hoje estão perambulando pelas ruas. Outros projetos estão sendo elaborados para atender idosos e moradores de rua", completou.