/

19 de Maio de 2011 17h47

Assistência Social apoia discussão para profissionalizar conselheiros tutelares

19/05/2011

Marcia Caetano/Smasdh

A abertura do IV Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares, realizado pela associação da categoria, reuniu na noite desta quarta feira (18-05), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios, representantes dos Conselhos Tutelares de Cuiabá, Várzea Grande, seis municípios do interior do estado além de representantes de São Paulo e Rondônia.

O objetivo do encontro é discutir o fortalecimento das atividades dos conselheiros tutelares, a estrutura física dos conselhos nos municípios, propostas para profissionalizar e manter formação continuada para conselheiros e a definição de um piso salarial para a categoria.

Durante a cerimônia de abertura o secretário de Assistência Social, Mario Lúcio, disse que a ruptura política entre os governos do município e estado se reflete diretamente na qualidade dos serviços oferecidos aos usuários “Essa ruptura fez muito mal para as comunidades mais necessitadas, sabemos que os outros gestores que passaram pela pasta trabalharam, mas a situação ainda é muito difícil lá na ponta, nos programas e projetos. Com apoio do prefeito e do governador esperamos melhorar a gestão; entre os projetos está a reestruturação das sedes dos nossos seis conselhos tutelares”, informou.

O deputado estadual José Riva disse que está sendo avaliado um projeto de lei para que professores possam identificar sinais ou sintomas em alunos que possam ter sofrido abusos.Em muitos casos a criança não fala sobre o abuso, mas se comporta de forma diferente. Em casos como esse os professores podem atuar para identificar os sinais e fazer os encaminhamentos necessários para proteger a criança. “O papel do conselheiro é importante, mas muitas vezes o caso não é denunciado e esse profissional nem fica sabendo do abuso”, concluiu.

Entre as autoridades participantes estavam a Promotora de Justiça da Infância e Juventude Valnice S. dos Santos, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, deputado estadual Luizinho Magalhães, presidente da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Janete Riva, presidente da AMM, Meraldo Sá e o presidente do conselho de Direitos da Criança, Jader José Barbosa.