Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

20 de Julho de 2012 16h00

Alunos do Peti refletem sobre educação ambiental

20/07/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

As beleza do Pantanal e a exploração do meio ambiente, são temas de estudo de uma nova composição musical que será apresentada por cerca de 30 crianças atendidas pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Estevão Alves Torquato, instalado no bairro Planalto.

Os ensaios para a apresentação já começaram e o grande destaque da composição será para ave típica do pantanal, a arara. O Peti é desenvolvido com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e administrado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH).

A gerente do Peti, Juscimeire Vieira da Silva, explica que o Peti agrega ações do eixo cultural, pedagógico e esportivo. “Trabalhamos com temas geradores que englobam distintas áreas. Por exemplo, para o desenvolvimento dessa  nova coreografia os alunos estudam e debatem sobre os impactos causados ao meio ambiente em decorrência da ação desmedida do ser humano”, destaca.

A gerente do CRAS Planalto, Silbene dos Santos, pontua que cerca de 50 crianças participam das atividades (dança, futebol de salão, judô – no espaço do Sesc Balneário, além de artesanatos).  Ela cita que dentre as atividades promovidas para as famílias das crianças,que se encontram em situação de vulnerabilidade social, está uma série de orientações sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil. “De maneira geral, pelo menos uma vez por mês, realizamos uma palestra sobre temas como saúde, educação, para que se envolvam nas atividades desenvolvidas pelas crianças”.

Os irmãos Tiago, Thalita e Thielly Batista, com idades de 12, 10 e 9 anos respectivamente, fazem parte do Peti. “Eu gosto muito de vir aqui. O que eu mais gosto é de cantar. Antes de frequentar às aulas eu só ficava na rua”, conta Tiago.  “Eu não gosto de faltar nenhum dia”, conta a pequena Thielly.

Hoje, cerca de 2,9 mil crianças e adolescentes (de 7 a 14 anos) participam das atividades realizadas em 13 CRAS e outras três instituições parcerias instaladas na capital.