/ Projeto Social

06 de Fevereiro de 2014 11h31

Alunos de Karatê dos Centros de Referência agradecem apoio da Assistência Social

06/02/2014

EUZIANY TEODORO

Luiz Alves

Os alunos de Karatê-Do Tradicional dos Centros de Referência da Assistência Social visitaram hoje (06) o secretário José Rodrigues Rocha Junior e agradeceram o apoio da secretaria de Assistência Social de Cuiabá pelo projeto e pelas conquistas dos atletas.

Em 2013, 126 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social participaram no Campeonato Estadual de Karatê-Do, sendo que apenas uma não foi medalhista. No Campeonato Pixote, 46 participaram e todos conquistaram medalhas.

 “O ano de 2014 está iniciando e é o momento de agradecermos às pessoas que sempre foram nossas parceiras. Foi de fundamental importância para nós, pois nos proporcionou grande aprendizado e nos credenciou a conquistar apoio de outras instituições”, agradeceu o presidente da Associação Centro América de Karatê Shotokan, José Humberto de Souza.

O aluno Renan Oliveira Santos já é faixa amarela, e se tornou um exemplo de como o projeto pode mudar a vida das crianças carentes. “Só tenho a agradecer ao secretário José Rodrigues e a Prefeitura de Cuiabá. Sem esse projeto eu não estaria aqui hoje. Assim como eu, muitos dos meus amigos estão saindo das ruas e aprendendo sobre respeito, amizade e disciplina”, afirmou.

Nas aulas, os alunos trabalham a disciplina, o respeito ao adversário, a solidariedade, a tolerância, a liberdade e a democracia, com o objetivo de ampliar valores culturais e a atividade saudável.

De acordo com o secretário José Rodrigues, são valores que os jovens carregarão para toda a vida. “Da mesma forma que vocês, eu também pratiquei o karatê quando era criança, com esses mesmos mestres que estão aqui hoje. Isso me ajudou muito na minha formação moral e disciplinar. Tenho certeza que eu, assim como eles, teria um futuro bem diferente não fosse por esses princípios”, disse.

Em 2013, os atletas participaram de eventos oficiais da Prefeitura de Cuiabá, da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado de Mato Grosso e da Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional no Campeonato Pixote, Campeonato Estadual e Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional.

Os medalhistas presentes hoje na visita ao secretário José Rodrigues foram Kevin Lima Antonio, Glória Rohling, Thayssa Melo, Emanuelly Lima, Bruna Carvalho, Vitória Santos e Silva, Acivaldo da Silva Junior, Luan de Oliveira, Lucas Oliveira e Renan Oliveira Santos.

Como agradecimento, também presentearam o secretário com os troféus que ganharam no Campeonato Estadual e no Campeonato Brasileiro de Karatê-Dô Tradicional.