Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Abril de 2012 14h13

Abrigados da Assistência Social de Cuiabá participam de palestra para promoção da saúde

13/04/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810


Cerca de 20 abrigados na Casa de Apoio Missão Atalaia de Jesus, administrada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH),  participaram na tarde de quinta-feira (12-04) de uma palestra de promoção da saúde. O evento foi realizado na própria unidade. 

Atentos, os abrigados tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST´s), com as estudantes do curso de Enfermagem que estiveram presentes no local.  Aprenderam também  sobre os métodos preventivos e qual a  maneira adequada de utilização do preservativo feito de látex (camisinhas). Os abrigados também receberam amostras de preservativos.  As estudantes atuam no Posto de Saúde Ana Poupina, instalado no bairro Dom Aquino. Ainda no primeiro semestre do ano, outras ações preventivas devem ser realizadas no local. 

“Acho que a ideia é bem legal. Todo mundo tem curiosidade. Pode saber um pouco mais”, conta Max Veríssimo, de 37 anos. Natural da cidade de Presidente Prudente (interior de São Paulo) ele contou que chegou à unidade no dia 11 de abril. “Eu vim em busca de atendimento médico e de um emprego nessa cidade”.

Para o monitor da Casa de Apoio, Anderson Saldanha, toda iniciativa que viabilize a disseminação de conhecimento é de suma importância para o público atendido pela unidade. “Acho que a forma como trabalham, usando um projetor, mostrando fotos dos problemas, da doenças transmissíveis, pode ajuda a tirar muitas dúvidas e evitar muitos problemas.

Serviços

A Missão Atalaia de Jesus presta atendimento psicossocial, nutricional, além de viabilizar a inclusão produtiva (devolução ao mercado de trabalho), presta serviços como o encaminhamento para emissão da segunda vida de documentos, assessoria jurídica, encaminhamento a rede municipal de saúde. Atualmente 37 pessoas estão abrigadas na unidade que funciona na rua Professor Feliciano Galdino, nº 22, no bairro Porto.  O telefone de contato da unidade é o (65) 3645-6735.