Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

18 de Junho de 2012 15h17

4,5 mil famílias de Cuiabá precisam se recadastrar no CadÚnico

18/06/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


Um total de 4,5 mil famílias moradoras de Cuiabá que completaram dois anos de inserção no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico, devem procurar a sede do programa Bolsa Família para o recadastramento. O CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país.

Em Cuiabá, cerca de 54 mil famílias integram o CadÚnico e, desse montante,  22 recebem transferência de renda por meio do Bolsa Família. Conforme o Ministério do Desenvolvimento Social, o CadÚnico é constituído por uma base de dados, instrumentos usado pelos governos municipais, estaduais e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.

De acordo com a gerente do Bolsa Família na capital, Maria Claudete Orso, para o recadastramento é fundamental a apresentação de documentação pessoal. “Devem ser apresentados à carteira de identificação, a Carteira de Trabalho mesmo que não esteja assinada, CPF, comprovante de residência, de endereço e de escolaridade das crianças”.

Ela alerta ser necessário o recadastramento de todas as pessoas mesmo que o endereço continue igual e que não estejam recebendo mais o Bolsa Família.

“As famílias que precisam atualizar os dados são comunicadas no comprovante de pagamento do benefício. É importante ficar atento ao prazo final do processo de revisão cadastral, que termina em 31 de dezembro. Após essa data, os benefícios serão bloqueados e podem até ser cancelados”.

A sede do Bolsa Família fica na rua  13 de Junho, nº 1660, Centro.