Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

15 de Junho de 2012 16h24

180 estudantes participam de palestra para combate a exploração sexual

15/06/2012

Patrícia Neves/SMASDH


Cerca de 180 estudantes de 11 a 14 anos, matriculados na Escola Municipal de Ensino Básico Esmeralda de Campos Fontes, no bairro Ribeirão da Ponte, participaram de uma palestra sobre o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual, nesta sexta-feira (15.06). O debate foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.

“Após a palestra os estudantes sentiram-se à vontade para fazer uma série de questionamentos sobre a questão”, explicou a gerente do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Centro, Francislene Rodrigues.  Eles também receberam uma cartilha sobre a temática.

O delegado Paulo Araújo, que há três anos está à frente da Delegacia Especializada em Adolescente (DEA) tem sido um importante parceiro para a disseminação das informações que possibilitem a prevenção a atos sexuais que envolvam crianças e natureza. Empregando uma linguagem de fácil assimilação e tendo o auxílio de um vídeo enfocando a temática e como identificar quando há interesses perversos de natureza sexual, ele conversou por mais uma hora com a garotada.

Para a diretora da unidade escolar, Auribela José de Lara, a palestra é de grande relevância e soma esforços a ações preventivas que a escola já realiza. Ela ainda enfatizou que essa não é uma luta que pode ser travada de maneira solitária. “Todos os órgãos devem ser envolvidos nesse trabalho”.

A escola atende um total de 543 estudantes.

Campanha Faça Bonito

A ação da Secretaria de Assistência Social de Cuiabá integra o plano de atividades programadas pela Campanha Faça Bonito: Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que tem como objetivo despertar a sociedade para debater o tema, assim como possibilitar a identificação de atos criminosos e informar sobre a rede de proteção existente.