23 de Setembro de 2013 10h34

1º Mutirão da Pessoa com Deficiência levou serviços ao Parque Cuiabá

23/09/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

Com a participação de mais de 800 pessoas, o 1º Mutirão da Pessoa com Deficiência foi marcado pela prestação de serviços oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá e de organizações não-governamentais. O evento foi realizado no último sábado (21), na Praça Cultural do bairro Parque Cuiabá.

“O Mutirão foi um sucesso graças à grande participação principalmente das entidades da sociedade civil, que prestam um importante trabalho à população mais necessitada de serviços especiais. Hoje a prefeitura também está desempenhando seu papel social e nosso objetivo é que este evento seja contínuo”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior.

Segundo o presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Alex Francisco Lili, o Mutirão foi organizado com foco na prestação de serviços essenciais que possibilitam a melhoria da qualidade de vida do deficiente.

“A pessoa com deficiência deve ser reconhecida como um cidadão, pagador de impostos e ferramenta para o desenvolvimento da sua cidade. O Mutirão reforça essa mensagem”, destacou.

Para a cadeirante aposentada Josefina Izabel da Silva, o evento foi aprovado e deve ser repetido nos demais bairros da Capital.

“A Prefeitura está de parabéns, principalmente pela aproximação com a Associação Mato-grossense dos Deficientes em promover esse Mutirão. Aqui podemos saber sobre diversos serviços voltados especialmente para nós”, ressaltou a aposentada.

Atualmente, em Cuiabá, 23% da população tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a aproximadamente 126.500 pessoas. “A atenção adequada, o tratamento humanizado, o acesso a bens e serviços e o respeito aos limites dessas pessoas é algo muito relevante, tanto para o poder publico, quanto para a iniciativa privada”, afirmou José Rodrigues.

SERVIÇOS – Durante o Mutirão, Prefeitura de Cuiabá disponibilizou diversos serviços como confecção do cartão do SUS e de estacionamento para pessoas com deficiência; inscrição ao Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico); Bolsa Família; aos cursos do Pronatec e a outros programas sociais do município.

Foram dadas orientações e efetuados cadastros dos interessados a obter um imóvel através do Programa Minha Casa, Minha Vida, voltado às pessoas com deficiência. Também foi apresentado o Programa Cidadão 100%, que oferece qualificação profissional e, posteriormente, a possibilidade de financiamentos para microempreendedores.

Os participantes ainda tiveram acesso à informação sobre educação inclusiva, atendimentos médicos no local, como aferição de pressão, e conheceram o serviço de ecoterapia, importante recurso para que pessoas com deficiência desenvolvam melhor os movimentos motores.