/

17 de Agosto de 2012 10h30

Violência contra a pessoa idosa será debatida em Cuiabá

17/08/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


As propostas finais para a elaboração do calendário da Semana do Idoso de Cuiabá, que será realizada no mês de setembro, foi tema de reunião na manhã desta sexta-feira (17-08). A atividade é promovida pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) e pelo Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa (COMDIPI). A reunião foi realizada no auditório da unidade.

 

As discussões serão realizadas no período de 23 a 28 de setembro. Na data de 1º de outubro, quando se celebra o Dia Nacional da Pessoa Idosa, haverá um grande ato de sensibilização contra a violência ao idoso na praça Alencastro, no centro da capital.

 

De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência, Ariane Baena, a temática central dos debates será o combate à violência contra a pessoa idosa, mas as discussões serão estendidas a outras abordagens importantes à melhor convivência desse público, como saúde, instituições de longa permanência, o acesso ao lazer e ao esporte, condições de acessibilidade, cultura, trânsito e transporte.

 

A presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Iva Ferreira, pontuou durante a reunião que a preocupação com o processo de envelhecimento da população deve ser latente, a fim de garantir os direitos dessa parcela da população. “Esse será um momento para que se manifestem”, declarou Iva.

 

Também participaram da reunião os gerentes dos quatros Centros de Convivência de Idosos de Cuiabá, representante do  Conselhos Estadual da Pessoa Idosa, da Fundação de Seguridade Social (Geap), Pastoral da Pessoa Idosa, Grupo Recordar é Viver,  Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cultura e Associação Mato-grossense Pró-idoso.