Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

03 de Abril de 2012 10h42

Valorizando Vidas: SMASDH inicia mais uma edição do Beleza na Praça

03/04/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810

 

As ações para a segunda edição de 2012 do “Projeto Beleza na Praça” - uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social (SMASDH) durante as edições do programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro” organizado pela prefeitura de Cuiabá - já tiveram início. Equipes de assistentes sociais se deslocaram até a comunidade do Coxipó do Ouro, que será palco de uma série de atividades e de prestação de serviços no dia 14 de abril, para a aplicação dos questionários socioculturais que são empregados para a seleção das candidatas.

Na sequência, nesta terça-feira (03/04), as moradoras do bairro participam de uma palestra sobre os objetivos do Beleza na Praça e autoestima. Nos dias 4 e 5 de abril, as moradoras da comunidade irão participar das oficinas de moda e de maquiagem. Na próxima segunda-feira, dia 9 de abril, elas serão levadas pela Secretaria de Assistência Social (SMASDH) para que vivenciem ‘um dia de princesa’.

Corte de cabelo, maquiagem, manicure, pedicure e massagem, fazem parte do pacote de serviços inclusos às participantes. A meta da proposta é trabalhar a autoestima das moradoras da comunidade, com a prestação de serviços que ficarão para sempre em suas vidas.

Aulas de dança e de postura também serão ofertadas pelos parceiros da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. No dia 13 de abril, as participantes do Beleza na Praça farão as provas das roupas. Já no dia 14, data do Valorizando Vidas no Seu Bairro, será realizado um grande desfile das participantes. Cada uma delas entrará na passarela carregando um pôster com a imagem de como estava antes do projeto.

A SMASDH irá ofertar ainda cursos de qualificação profissional (na confecção de salgados e bijuterias) com o projeto ‘Mão na Massa’. Outra ação será o ‘Protegendo Vidas’, destinado ao atendimento de gestantes ou à mães que tiveram filhos há pouco tempo (crianças com até três meses). A iniciativa visa prestar orientações sobre os cuidados necessários para com a criança.

No dia 14, a SMASDH irá ofertar uma série de serviços como Bolsa Família, Carteira de Idosos, orientação por meio dos profissionais dos Centros Especializados de Referência em Assistência Social (CREAS) e dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), dentre outros atendimentos.

Valorizando Vidas no Seu Bairro

Em 2012, o Valorizando Vidas no seu Bairro é temático. A segunda edição do projeto - que é um canal direto com a prefeitura de Cuiabá – tem como tema “Cuiabá” em homenagem ao aniversário de 293 anos da capital, comemorado no dia 8 de abril.  Já a primeira edição do ano, realizada na comunidade de Nossa Senhora da Guia, prestou homenagens às milhares de mulheres batalhadoras da capital, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março.