Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Agosto de 2012 11h15

Valorizando Vidas: serviços beneficiam população da região Leste da capital

27/08/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


“Iniciativas como essa permitem que a comunidade tenha acesso a uma série de serviços, além de evitar que as crianças fiquem nas ruas. Estamos em uma região de periferia e atividades que envolvam a comunidade são ótimas. Evitam o envolvimento com a criminalidade”. A afirmação da moradora do bairro Pedregal, Inês Santos, de 30 anos, sintetiza os benefícios do Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, cuja décima edição foi realizada no campo de futebol do bairro Pedregal, no último sábado (25-08).

 

Inês procurou a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano para conhecer um pouco mais sobre os projetos sociais administrados pela pasta, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

 

Moradora da comunidade há 37 anos, a dona de casa Carminda Ferreira de Souza avalia “que projetos como esse devem ser multiplicados. Normalmente é a comunidade que tem de ir a procura de serviços e em ações como essa um grande conjunto de ações estáa nossa disposição”.

 

Para o presidente em exercício do bairro, Anildo Duarte, o programa Valorizando Vidas no Seu Bairro denota o compromisso do Executivo Municipal com a população. “É um prova do compromisso assumido com a comunidade. Um olhar com mais carinho para as regiões de periferia”.

 

Cadastro do Bolsa Família, do CadÚnico, orientações sobre projetos sociais como o Projovem, Peti, Siminina, as ações e oficinas disponibilizadas pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), foram disponibilizadas à população. A Secretaria de Assistência Social também manteve equipes parceiras que realizaram cortes de cabelos gratuitos à população.

 

Crianças e jovens atendidos nos projetos sociais deram um show à parte na manhã de sábado com apresentações teatrais (CRAS Pedreal) e orquestra do Peti(São Domingos Sávio). O público ainda pode conferir obrasculturais das garotas do Siminina e do Projovem.

 

Os trabalhos executados durante os cursos de bordados em chinelos no CRAS Planalto e de confecção de artesanato com massa de biscuit no CRAS Pedregal também foram colocados à disposição de conhecimento da comunidade.

 

O desfile do projeto Beleza na Praça- que contempla dez moradoras da região palco do programa Valorizando Vidas no Seu Bairro - foi um dos momentos mais aguardados  e aclamados pela população. Todas as mulheres participaram de umasérie de atividades culturais, pedagógicas e de elevação de autoestima com palestras e oficinas de moda, maquiagem e promoção de direitos.