Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

28 de Maio de 2012 11h10

Valorizando Vidas: Projeto 'Beleza na Praça' ajuda na renda familiar

28/05/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


“Não se trata apenas de uma mudança física. O projeto possibilita a mudança muito mais profunda, de nossa alma”. A frase é de Luiza Francisca Nunes de Arruda, 53 anos, moradora da comunidade do Sucuri. Ela foi uma das dez mulheres selecionadas a participar do projeto ‘Beleza na Praça’ realizado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), no programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, no último sábado (26/05).

Uma das novidades dessa edição é de que todas as participantes poderão desenvolver atividades na área de consultoria de beleza, já que ao longo do programa, participaram de atividades de incentivo a geração de renda e passaram por treinamentos que as habilitaram na área.

A participante Luiza, moradora da comunidade há 8 anos, relatou que nenhuma ação, com proposta semelhante, chegou a ser realizada em benefício daqueles que residem em uma área distinta do centro da cidade. “Percebemos que houve uma preocupação com os distritos, com quem é menos favorecido pelos serviços”.

Ao longo de 15 dias, as dez moradoras vivenciaram experiências de promoção pessoal, saúde e educação. Também foi feito o acompanhamento psicoassistencial a todas as selecionadas.

Produtora visual parceira do Beleza na Praça, Eneída Machado, avaliou que o projeto possui o papel de agente de transformação. “Não se trata só de proporcionar a melhora da estima dessas mulheres. O que se possibilita é, de fato, uma mudança em suas vidas”.

O encerramento do Beleza na Praça aconteceu com um grande desfile que contou com aprovação do público presente. As dez participantes foram apresentadas a comunidade em trajes de festa devidamente maquiadas e com penteados especiais para celebrar a participação na atividade.