Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

24 de Agosto de 2012 15h43

Valorizando Vidas: Programa se consolida na prestação de serviços à população

24/08/2012

Patrícia Neves/SMASDH-3645-6810

As ações desenvolvidas pelo Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro foram amplamente analisadas na manhã de hoje (24.08) durante reunião de trabalho que agregou todas as secretarias municipais, na sede do Centro de ReferênciaValorizando Vidas.  De novembro de 2011 até julho de 2012 foram realizadas nove edições do projeto idealizado pela primeira dama de Cuiabá, Norma Galindo.

Para a secretaria adjunta de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Maria Auxiliadora de Oliveira, esse é um importante momento para a reflexão e apontamentos que ajudam a ampliar e, melhorar ainda mais, as atividades ofertadas à população. 

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano possibilita as comunidades atendidas pelos projetos o acesso fácil a serviços com o CadÚnico, inscrição para o Bolsa Família, além de promover palestras educativas, oficinas profissionalizantes e disponibilizar a rede de serviços como programas sociais. Também é disponibilizado a população o atendimento por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados deAssistência Social (CREAS).

Uma das açõesexecutadas trata-se do projeto Beleza na Praça destinado ao atendimento de dez mulheres moradoras da localidade. Além de trabalhar a elevação da autoestima com oficinas de moda, maquiagem, passarela, uma transformação visual, o projeto tem o intento de possibilitar conhecimento cultural e fortalecer a cidadania de cada uma das participantes. No decorrer da semana que antecede as edições do Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro elas frequentam atividades como palestras, oficinas profissionalizantes, um city tour por Cuiabá. ‘Nessa edição tivemos uma novidade com a participação das selecionadas em uma apresentação teatral’, pontua a secretaria adjunta.

 “Temos todo um cuidado para que essa mulher dê continuidade a sua vida, mas conhecedora de seus direitos, que saiba buscar ajuda quando necessário. O projeto ajuda a preparar a mulher para superar os desafios que se instalam”, explica.

A somatória geral aponta que foram beneficiados com as atividades um total de 73 bairros. Cerca de 17 mil pessoas se beneficiaram com os serviços e o número de atendimento já chega a 50.581.  “Esse é um momento importante de autoavaliação”, cita a coordenadora do Centro de Referência, Rosa Luzardo. Ela ainda orientou aos representantes de todas as secretarias municipais para que busquem, continuamente, o desenvolvimento de atividades que promovam a inserção da comunidade, que a estimulem. “A essência do Valorizando Vidas é possibilitar são os serviços que serão disponibilizados àpopulação“.

Dia 25

No próximo sábado, o campo de futebol do bairro Pedregal, a partir das 8h, se transformará em um grande ponto de concentração de serviços a comunidade residente na região Leste. A décima edição do Programa Valorizando Vidas terá início às 8h.