Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

25 de Junho de 2012 10h44

Valorizando Vidas: População do Aguaçu beneficiada com serviços e orientações

25/06/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


Mais de duzentas pessoas foram diretamente beneficiadas com as ações promovidas pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá durante a 4ª edição do ano do programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, realizado no último fim de semana, no Distrito do Aguaçu.

“É sempre bom ter acesso a serviços, é uma comodidade muito grande, isso sem contar a limpeza do bairro, e todas as benfeitorias que chegaram aqui”, disse o estudante Jeferson Corrêa da Silva, 18 anos, traduzindo o sentimento inerente aos moradores da comunidade.  Dentre os serviços ofertados, Jeferson cortou o cabelo e recebeu orientações sobre a atuação dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).

“Esse é um momento único em que todos os secretários se reúnem para conhecer as comunidades e suas necessidades”, pontuou o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo. Para a secretária de Assistência Social, Regina Kaizer, a ação evidencia o comprometimento para com os munícipes.

Participante do projeto ‘Beleza na Praça’, a dona de casa Maria Genésia de Moraes, 74 anos, considera como ímpar a oportunidade vivenciada. “Fiquei muito feliz em ser selecionada e poder participar”, contou emocionada. Maria é moradora da comunidade há mais de 40 anos e ajudou na construção do povoado. “Tive 16 filhos, mas no total eu ajudei a criar mais de 30”, relatou.

Maria Genésia ganhou tratamento de beleza, novo visual, participou de oficinas de moda, maquiagem, comportamento, e assistiu a palestras sobre saúde, educação e cidadania. “Tudo foi muito bem feito. Até hoje não tinha vivido nada parecido. Ação como essa da prefeitura eu não conhecia não”, comentou.

Outra beneficiada pelos serviços foi a estudante Graciele da Costa, 17 anos. Mãe de gêmeos de dez meses, aproveitou o dia para fazer o cadastro do Bolsa Família. “Achei a ideia muito legal. É bem mais fácil. Estou aproveitando ao máximo os serviços que estão disponíveis aqui”.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano ofertou orientações sobre o CadÚnico, Bolsa Família, Pronatec, curso por meio dos Centros de Referência e Assistência Social e cortes de cabelo, em parceria com a Ong Autoestima.

Por meio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) Norte, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, também foi realizada atividade educativa para os estudantes da comunidade sobre erradicação ao trabalho infantil e formas de combate ao abuso e exploração sexual infantil.