Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

28 de Dezembro de 2012 14h39

Três mil kits para higiene bucal são entregues a unidades de acolhimento

28/12/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

Cerca de três mil kits destinados a higienização bucal serão distribuídos para as unidades de acolhimento mantidas pela prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Nesta sexta-feira (28/12), conforme explica o coordenador de Proteção Social Especial, Edilson Proença, serão entregues cerca de 500 kits (cada um contendo escova, fio dental  e creme dental). No decorrer do ano, a Secretaria de Assistência Social já realizou a entrega de outros mil kits contendo produtos de higiene pessoal (barbeadores, shampoo, sabonetes, dentre outros itens).

Conforme Edilson, no período de festas de fim de ano percebe-se um crescimento espontâneo na procura pelas unidades de acolhimento (Albergue Manoel Miraglia, Missão Atalaia de Jesus, Centro de Triagem Abordagem Solidária e Casa do Migrante) em cerca de 30%. Hoje, são disponibilizadas cerca de 230 vagas para acolhimento institucional.

No Albergue Manoel Miraglia, onde são disponibilizadas 60 leitos de acolhimento, estão abrigadas um total de 47 pessoas. “Desde julho, quando as obras da Copa tornaram-se mais acentuadas percebemos um aumento no fluxo e agora em dezembro, a demanda expontânea apresentou um novo crescimento. Por dia, cinco pessoas, nos procuram”, explica a coordenadora da unidade, Cristiane do Espírito Santo.