Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

03 de Dezembro de 2013 15h41

Técnicos são capacitados sobre assistência a jovens que cumprem medidas socioeducativas

03/12/2013

Euziany Teodoro


A Prefeitura de Cuiabá realiza de hoje (03) até a próxima quinta-feira (05) a primeira Capacitação em Medidas Socioeducativas de Adolescentes e Jovens que estão em cumprimento de medidas socioeducativas, de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.

Os profissionais estão sendo capacitados com o objetivo de promover e garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente previstos em lei. Estão sendo capacitados técnicos de toda a rede de atendimento da assistência social da Capital.

Várias palestras estão previstas para os três dias de capacitação, entre elas a do promotor da 19ª Vara da Infância e Adolescência, Rogério Bravim. “Conhecemos as dificuldades de mostrar para um jovem que ele precisa de ajuda quando se encontra no mundo do crime. A porta de entrada para isso é a rede de assistência social e essa capacitação é de extrema importância para que esse papel seja cumprido”, afirmou.

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues, também ministrará palestras durante a capacitação. Segundo ele, a capacitação se tornou rotina para os servidores da rede.

“Desde o começo do ano, seguindo determinação do prefeito Mauro Mendes, temos realizado várias capacitações em todos os setores relacionados à assistência social. Nosso objetivo é o melhor atendimento possível para quem precisa desse trabalho. O objetivo dessa nova qualificação é evitar que os jovens deixem de usar a rede de assistência para usar o sistema judiciário. É trabalhar na prevenção”, explicou.

A capacitação é realizada pela parceria entre Prefeitura de Cuiabá, Governo de Mato Grosso, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Polícia Judiciária Civil, Poder Judiciário e outros parceiros.