Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

18 de Abril de 2012 08h40

SUGESTÃO DE PAUTA: Conselho promove II Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

18/04/2012

Patrícia Neves-3645-6810

'Um Olhar através da Convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência: Novas Perspectivas e Desafios' é o tema da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada nos dias 19 e 20 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).

A palestra de abertura será realizada às 19h00. Às 20h00 terá início a programação com palestra do presidente do Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência (Conede/MT), Mário Lúcio Guimarães de Jesus, que irá discorrer sobre a convenção da ONU e enfocará a temática “viver sem limites”. Na sequência, será realizada a palestra com o promotor de justiça, Miguel Slhessarenko Júnior, que irá enfocar o tema “Segurança, acesso à justiça”.

 

No dia 20 de abril, sexta-feira, as atividades serão retomadas com a realização de uma Mesa Redonda que irá debater o tema “saúde e prevenção”, a reabilitação (orteses, próteses), e educação. Irão participar dessa atividade o secretário municipal de Saúde, Lamartine Godoy Neto, a diretora do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, Lúcia Maria de Provenzano, e o secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho.

 

Também na manhã de sexta-feira será realizada a mesa redonda com temas de “Acessibilidade e Comunicação” com o engenheiro Juarez Silveia Samaniego, “Transporte”, com o secretário municipal de Transportes, Josemar de Araújo Sobrinho, e “Esportes” com o secretário municipal da pasta, João Bosco Cruz.

 

De acordo com a presidente do Conselho Municipal, Mariley A. de Jesus, são aguardadas 250 pessoas para o evento que é realizado a cada quatro anos. Ela explica que, dessa Conferência, serão retiradas propostas de políticas públicas para serem encaminhadas ao Conselho Estadual de da Pessoa Portadora de Deficiência. Será o momento também da escolha dos seis delegados que irão representar a capital durante as plenárias da Conferência do Conede.

“Nós já avançamos muito, mas ainda existe muito trabalho a ser realizado. Podemos elencar melhorias na educação, no acesso ao transporte, mas ainda vivenciamos situações complicadas", diz Mariley. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que 14% da população brasileira seja portadora de algum tipo de deficiência.