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01 de Agosto de 2012 17h14

Servidores recebem capacitação para operacionalizar sistema do CadÚnico

01/08/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

A segunda etapa para o curso de operacionalização do sistema de Aplicativo do Cadastro Único teve início na manhã desta quarta-feira (01/08), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Para a secretária de Assistência Social, Regina Kaiser, a atividade tem como princípio contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais que realizam o atendimento e o cadastro das famílias em situação de vulnerabilidade social.  Na capital, cerca de 54 mil famílias estão cadastradas.

O novo sistema do Cadastro Único consiste em uma versão online na qual os gestores municipais poderão fazer a inclusão ou a manutenção, alteração e/ou exclusão dos dados diretamente na base nacional. 

Ao longo de três dias de treinamento – totalizando 24 horas/aula – os profissionais que desempenham atividades junto aos 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e ainda programas sociais, terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e garantir mais dinâmica ao preenchimento das fichas.

Devido ao grau de detalhamento do processo, já que são mais de cem perguntas, o processo de inscrição pode demorar até 40 minutos. “O aperfeiçoamento é uma rotina para o desenvolvimento dos trabalhos”, pontua a palestrante Maria Claudete Orso, gerente do Bolsa Família.

O cadastramento garante a emissão do Número de Cadastro de Informação (NIS). De posse deste número, as famílias em situação de vulnerabilidade social instaladas na capital podem ser beneficiadas com programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, tarifas sociais, entre outros.

O CadÚnico é constituído por sua base de dados, instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos, e sua base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.

Formação

No total, nos últimos 15 dias a Secretaria de Assistência Social promoveu a capacitação de 80 servidores para a operacionalização do sistema de aplicativo. A primeira etapa do processo formativo teve 40 participantes e a segunda, o mesmo quantitativo. As atividades serão encerradas no dia 3 de agosto, às 17h.