Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

01 de Outubro de 2013 10h01

Segunda etapa da Semana do Idoso começa com caminhada

01/10/2013

Euziany Teodoro


O Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, foi marcado por uma atividade que envolveu os 3.300 idosos atendidos pela rede de assistência social da Prefeitura de Cuiabá. Uma caminhada foi realizada hoje e segue até o fim da manhã com atividades por uma vida saudável.

 

A Semana do Idoso começou no dia 22 de setembro e é realizada em duas etapas, sendo que a segunda teve início hoje e segue até o dia 9 de outubro. O tema é “Um Olhar Multiprofissional Sobre a Qualidade da Pessoa Idosa em Cuiabá”.

 

No dia 3 de outubro, os idosos atendidos pela rede terão um dia inteiro de atividades patrocinado pela Prefeitura de Cuiabá, no Sesi Park. Outra atividade importante será realizada no dia 9 de outubro, na Câmara Municipal de Vereadores: uma audiência pública para que o atendimento aos idosos seja discutido.

 

“São atividades importantes para fazer com que a sociedade se desperte para a importância do momento de transformação no perfil da população. Do censo realizado pelo IBGE no ano 2000, em comparação com o realizado em 2010, houve aumento significativo de idosos e é importante ter essa consciência”, explicou o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues da Rocha Júnior.

 

A rede municipal de assistência social oferece várias alternativas para esta faixa da população. São quatro Centros de Convivência do Idoso (CCI), treze Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) que oferecem oficinas e outras atividades, além de parcerias com organizações não-governamentais.

 

“Além de todas essas opções, o prefeito Mauro Mendes também incluiu investimentos nesta área na Lei Orçamentária Anual de 2014, que foi enviada ontem (30) para a Câmara de Vereadores. O objetivo é investir no atendimento aos idosos em todas as áreas”, informou José Rodrigues.

 

Confira aqui mais fotos do evento.