Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

20 de Maio de 2013 16h42

Secretário mostra a vereadores balanço de ações de assistência social

20/05/2013

Renata Neves - 3645-6054

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, apresentou a vereadores informações referentes à situação estrutural da Secretaria e às ações desenvolvidas nos primeiros quatro meses de sua gestão. A reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira (20).

Inicialmente, o secretário mostrou aos parlamentares como se encontravam as unidades assistenciais quando assumiu o cargo. Fotos tiradas no início do ano comprovam a situação de abandono em que estavam.

“Muitas unidades e equipamentos estavam sem condições de uso, os espaços eram inadequados para realizar o atendimento à população e alimentos eram armazenados de forma incorreta, situação que hoje já é bem diferente”, salientou.

Entre as ações realizadas no primeiro quadrimestre, estão as Operações Curumim, que disponibilizaram atendimento a crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados durante o Carnaval, e ofereceu suporte a famílias atingidas pelas chuvas que se encontravam em situação de vulnerabilidade social.

Para 2013, a secretaria pactuou a oferta de 12.840 vagas do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Destas, 500 foram disponibilizadas para mulheres e 500 para trabalhadores que se encontravam em situação análoga à escravidão.

As outras 11.840 já estão sendo disponibilizadas através dos Centros de Referência da Assistência Social e de parcerias com clubes de mães, Institutos, Associações, Casas de Recuperação de Dependentes Químicos, entre outras.

Servidores que haviam sido aprovados em concurso foram convocados para compor os quadros da secretaria e passam por capacitação permanente.

Adesões a novos programas foram efetuadas, como o “Viver sem Limites”, que prevê a implantação de Centro Dia para Pessoa com Deficiência, e o “Crack, é Possível Vencer”, que passará a ser coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania.

As atividades desenvolvidas pelo projeto “Me Encontrei” beneficiaram 155 adolescentes em situação de trabalho infantil ou em risco iminente de exploração.

Além disso, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano reativou o conselho dos Direitos da Mulher; implantou cinco unidades de inclusão digital em parceria com a Secitec; iniciou a execução do Programa de revitalização de Assistência Social; firmou convênios com a Nossa Casa e Abrigo Bom Jesus para atendimentos; entregou novos equipamentos aos centros de referência e de abrigamento e mantém o compromisso de melhorar o atendimento a crianças e adolescentes nos Conselhos  Tutelares Abrigos e Casa da Criança Cuiabana, com a entrega de novos veículos e equipamentos.

NOVOS CENTROS - Entre os projetos que deverão ser executados em breve, constam a construção de três novos centros de referência e a realização da Conferência Municipal de Assistência Social.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Adilson Levante (PSB), Renivaldo Nascimento (PDT), Chico 2000 (PR), Lilo Pinheiro (PRP), Leonardo de Oliveira (PTB), Adevair Cabral (PDT), Wilson Kero Kero (PRP), Dilemário Alencar (PTB) e Lueci Ramos (PSDB).

Ao final da apresentação, os vereadores parabenizaram o secretário pelos trabalhos desenvolvidos à frente da Pasta e pela iniciativa de manter diálogo com a Câmara Municipal.

“Conhecer a realidade do município e da Secretaria de Assistência Social é essencial para entendermos as necessidades da população e definirmos as melhores maneiras de resolver os problemas que a afligem”, destacou Leonardo Oliveira.

“Sempre acreditamos na capacidade e competência do secretário José Rodrigues. Quero parabenizá-lo pelos trabalhos desenvolvidos e dizer que todos nós, vereadores, estaremos à disposição para auxiliar no que for necessário”, afirmou Chico 2000.

“Até ontem eu não conhecia os serviços desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social e hoje conheço, graças à atitude do secretário de disponibilizar a todos as informações. Desejamos sucesso a toda a equipe da secretaria, pois este irá se refletir em dias melhores para a sociedade”, declarou Lueci Ramos.

Estatística

De acordo com os registros do Cadastro Único, dados de janeiro/2013 do Programa Bolsa Família, o município conta com:

- 52.510 famílias registradas no Cadastro Único;

- 13.970 pessoas estavam em situação de extrema pobreza Censo IBGE 2010.

- 22.767 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (16,14 % da população);

- 280 famílias (936 pessoas) que, mesmo recebendo os benefícios do Bolsa Família, continuavam em situação de pobreza extrema.