Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

31 de Outubro de 2012 14h42

Secretaria de Assistência Social de Cuiabá disponibiliza cursos de artesanato

31/10/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá vai ofertar por meio dos 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) cerca de 20 oficinas de artesanatos gratuitamente para o mês de novembro.  A organização das atividades é uma atribuição da Coordenadoria de Proteção Social Básica (PSB).

Serão disponibilizadas atividades como a confecção de bordados, pinturas em tecidos, criação de mosaicos, além da confecção de vasos e enfeites com materiais destinados a reciclagem, como caixas de leite e garrafas pet. Também serão disponibilizadas aulas para aprendizagem de vagonite, ponto cruz e bordados em geral.

As atividades são gratuitas e destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social e terão início na próxima semana. Cada turma poderá ser composta por até 20 pessoas.

Conforme a gerente dos CRAS, Cirlei Fernandes, responsável pela organização dos cursos, para o mês de dezembro estuda-se a realização de uma grande mostra com os produtos produzidos no decorrer do ano. Ela estima que mais de 500 pessoas tenham sido diretamente beneficiadas com a participação gratuita nas oficinas. “Buscamos sempre oportunizar atividades que resultem em renda às famílias com emprego de materiais simples e de fácil acesso”.

Cirlei ainda lembra que os CRAS disponibilizam para os interessados na realização das atividades o Serviço de Fortalecimento de Vínculos para crianças de zero a seis anos.   O serviço consiste na oferta de uma monitora e brinquedoteca para a permanência da criança enquanto sua mãe ou responsável legal participa da oficina.