Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

28 de Outubro de 2011 15h45

Reunião regional do Congemas reunirá mais de 300 gestores municipais

28/10/2011

João Ribeiro - SMASDH: 3645-6810/9976-0081


A reunião regional descentralizada do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), acontece em 17 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Hotel Fazenda Mato Grosso. É esperado um público de 300 pessoas, entre gestores municipais da região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

O objetivo do encontro é analisar e discutir as dificuldades, bem como apresentar propostas a problemática do desenvolvimento da gestão da assistência social, em face do enfrentamento dos desafios da consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e implementação do Plano Brasil sem Miséria do SUAS.

O Congemas é uma realização da prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), com a parceria do governo do Estado.

Programação 

Em 17 de novembro, às 17h, a secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, vai dar uma palestra com o tema “Conferência Magna, entre o SUAS e o Plano Brasil sem Misérias: ajustando caminhos intersetoriais”.

Já no dia 18 de novemebro, às 09h, as palestrantes serão: a secretária Nacional de Assistência Social/MDS, secretária Especial do Plano Brasil Sem Miséria, diretoria do Departamento de Gestão do SUAS/MDS, diretoria do Fundo Nacional de Assistência Social/MDS, especialista na área de Assistência Social da Região e o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social da Região.

Os palestrantes vão abordar os aspectos conceituais da Assistência Social e os determinantes estruturais da pobreza, Plano Brasil sem Miséria: os eixos da garantia de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços públicos na perspectiva do SUAS, o papel estratégico da política de Assistência Social na busca ativa e no acompanhamento à pobreza, apresentação de mapeamento de co-financiamento: Estado, Região,MDS e FONSEAS, oferecendo elementos teóricos para a reflexão e formulação da gestão no âmbito municipal.