Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

01 de Agosto de 2011 10h00

Restaurante Popular tem cardápio especial na última sexta de cada mês

01/08/2011

Marcia Caetano/Smasdh

Mais de 1.500 refeições foram servidas na última sexta feira (29-07), no Restaurante Popular, localizado à Rua Barão de Melgaço.

A atração da última sexta feira de cada mês é um cardápio especial, com  alimentos típicos, e ainda suco e sobremesa que em geral não fazem parte do menu tradicional, que é variado de acordo com o dia da semana.  O serviço é iniciado a partir das 11 horas da manhã e vai até às 2 da tarde.

Em dias normais são servidas cerca de mil e duzentas refeições completas. O usuário paga apenas R$1,50 e a prefeitura subsidia o restante do componente do preço, de cerca de R$3,00, pagando diretamente à empresa contratada para preparar as refeições.

O projeto foi criado para melhorar a nutrição das pessoas de baixa renda, que trabalham no centro da cidade, como atendentes de balcão, vendedores, auxiliares de escritório, estudantes ou aposentados.

Essas pessoas, por causa das condições financeiras precárias, se não contassem com o apoio do projeto de Segurança Alimentar da Prefeitura de Cuiabá, iriam se alimentar, no horário do almoço, com salgadinhos e refringentes, o que é muito prejudicial a saúde.

A aposentada Ivone Melo, de 61 anos, antes de fazer a sua refeição aproveita para aferir a pressão arterial na mesa da técnica de enfermagem. Trabalho oferecido pelo Restaurante para ajudar o cliente a controlar a hipertensão arterial.

“Hoje a minha pressão está 12 por 8, bem controlada, mas nem sempre foi assim. Já cheguei a 15 por 9. Aqui no Restaurante eu também me acostumei a comer uma refeição com menos sal, o que tem sido muito bom para mim”, contou a usuária.

A nutricionista Rejane Mello, uma das responsáveis pelo cardápio do Restaurante Popular, garante que no prato estão todos os ingredientes necessários e em quantidades ideiais  para que  a refeição seja nutritiva.

 “ É servida uma boa porção para cada um. Os que têm uma constituição maior podem solicitar a atendente para caprichar na porção. No final a quantidade de proteínas, lipídios, carboidratos e fibras é essencial para uma boa nutrição, sempre com pouco sal”, informou a nutricionista.