Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

06 de Novembro de 2011 11h29

Programa “Valorizando Vidas”: 1ª edição encerra com mais de 1.200 atendimentos

06/11/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 8454-6052


A 1ª edição do programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro” encerrou com mais de 1.200 atendimentos à população da região Leste da capital. Os serviços, prestados por todas as secretarias municipais de Cuiabá, se concentraram neste sábado (05-11), na Praça do bairro Campo Velho, das 8h às 17h.

Dentre as ações promovidas pelo município estavam orientações sobre cadastros habitacionais, inscrições para cursos de qualificação, cartilhas sobre economia doméstica, passeio turístico, confecção de documentos, solicitação de serviços, plantão de dúvidas e reclamações, distribuição de panfletos informativos, orientações sobre saúde, torneio esportivo, exposição de artesanato, entre outros.

Segundo a idealizadora do programa, a primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, o objetivo da ação foi alcançado. “A aproximação entre a Prefeitura e a comunidade se concretizou, percebemos essa interação ao longo de todo dia, pois a procura pelos serviços foi grande. Isso demonstra que a população ficou à vontade para buscar o que precisava”, ressaltou ela.

Para a presidente da Associação de Moradores do bairro Campo Velho, Sirlei Aparecida Moreno de Paula, a comunidade recebeu justiça. “Estamos recebendo reconhecimento por parte da atual gestão municipal. O prefeito Chico Galindo abriu a porta para nós, oferecendo qualidade de vida através dessa ação e, conhecendo de perto, as necessidades dos moradores do nosso bairro, isto é gestão participativa”, destacou a presidente.

De acordo com a dona de casa Isolina Silva Mota, moradora do bairro há 38 anos, a prefeitura proporcionou aos moradores do bairro um dia diferente. “Nunca recebemos no nosso bairro secretários, a primeira-dama ou mesmo um prefeito, estamos vivendo um dia especial. A comunidade do Campo Velho participa das ações, basta que sejam realizadas, como aconteceu hoje”, enfatizou.

Ações

Trabalho

A secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE) contabilizou 148 atendimentos entre habilitação do seguro-desemprego, confecção de carteiras de trabalho, inscrições para o projeto Qualifica Cuiabá, Pró Jovem, pré-cadastro de documentos como RG, CPF e Título de eleitor.

Turismo

Os moradores do bairro, por meio da secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), puderam assistir a vídeos sobre a cidade de Cuiabá, destacando os principais pontos turísticos da capital, a história do município, cultura e culinária local. Bem como, foi ofertado a 160 idosos, de Centros de Convivência da capital, o city tour “Cuiabá conhecendo Cuiabá”, que percorreu as regiões do Centro, Porto e Centro Político Administrativo, divididos em quatro passeios. Na ocasião também foram realizadas 15 inscrições para a Caminhada da Natureza, que ocorre a partir das 8h, do dia 20 de novembro, no Distrito da Guia.

Infraestrutura

Além dos serviços prestados ao longo da semana pela SEMINFE, como limpeza de ruas, avenidas, praças, córregos, bocas de lobo, bueiros e poda de árvores. Os funcionários da Secretaria receberam 20 solicitações de serviços de tapa-buracos, iluminação pública e coleta de lixo e entulhos.

Habitação

Servidores da secretaria Municipal de Habitação Popular prestaram informações, aos moradores da região Leste, sobre o projeto “Minha Casa, Minha Vida”, através de atendimentos sociais, e pré-cadastro coletando dados para avaliação de renda, ao todo, 24 pessoas procuraram o serviço.

Trânsito e Transporte

A secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) ofereceu um amplo número de ações aos moradores do Campo Velho, que totalizaram mais de 120 atendimentos: com inserção de créditos pela MTU, atendimentos da Associação Mato-grossense de Aposentados, Pensionistas e Idosos (AMAPI), entrada no Seguro DPVAT, distribuição de panfletos informativos sobre o trânsito, orientações de agentes de trânsito, apresentação teatral e palestras a creches e escolas do Município com trabalho de educação para o trânsito. Além de quatro amarelinhos, que controlaram o tráfego de veículos na região, durante o evento.

Sanecap

Um dos objetivos da Sanecap foi demonstrar à população a importância da reciclagem aliada à proteção ao meio ambiente, focando na sustentabilidade. Para levar o conhecimento à comunidade, os funcionários da Companhia ofereceram, nesta semana, mini-cursos aos moradores do Praeirinho, que aprenderam a fazer sabão líquido e em barra, com as sobras de óleo de cozinha. Durante o “Valorizando Vidas no Seu Bairro” foram distribuídos gratuitamente, 200 barras de sabão em barra e 150 garrafas de sabão líquido. O setor comercial da Sanecap efetuou o parcelamento de contas em atraso, pedidos de religação e mudanças de nome do titular da unidade consumidora.

Saúde

A secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestou serviço diferenciado nesta 1ª edição do “Valorizando Vidas”, com orientações sobre saúde bucal e distribuição gratuita de 400 kits de escovação (com escova, fio dental e creme denta), a ação, em geral, é realizada na rede municipal de Educação. Também foram realizadas aferições de pressão, teste de glicemia, atendimentos médicos, orientações nutricionais e de combate à dengue e pragas urbanas.

“Valorizando Vidas”

A ação, que teve participação maciça de todas as secretarias, terminou com desfile de moda, de mulheres da comunidade, com idade entre 14 e 72 anos de idade. “Estamos valorizando vidas através de serviços, mas não esquecemos o resgate da auto-estima, foi o que oferecemos a estas mulheres, respeito como seres humanos”, completou a primeira-dama.

Próximas edições

A 2ª edição do “Valorizando Vidas no Seu Bairro” será na Regional Norte (19-11), depois o programa atenderá a Regional Oeste (03-12), e em seguida a Regional Sul (17-12). A meta é que o programa seja quinzenal, chegando em cada edição a uma região da capital.