Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

18 de Outubro de 2013 16h17

Programa Bolsa Família realizou mais de 13 mil atendimentos de janeiro a agosto

18/10/2013

Euziany Teodoro


O Programa Bolsa Família, em Cuiabá, realizou mais de 13 mil atendimentos de janeiro a agosto de 2013. Quatro serviços são oferecidos: atualização cadastral, inclusão no CadÚnico, inclusão no BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Transferências de Cadastro.

 

O Bolsa Família é responsável pela inscrição de famílias no Cadastro Único (CadÚnico) de beneficiários de programas de transferência de renda. Além da própria sede, os atendimentos também são feitos nos treze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes em Cuiabá.

 

Na sede do programa, 7.281 atendimentos foram realizados: 5.872 famílias atualizaram seus cadastros, 884 foram inclusas no CadÚnico, 133 foram inclusas no Benefício de Prestação Continuada e 392 transferências de cadastro foram realizadas. Nos Centros de Referência, 6.224 atendimentos foram feitos, totalizando 13.505.

 

Atualmente, 53.993 famílias cuiabanas estão inclusas no Cadastro Único Federal, que garante a participação delas em vários programas sociais. Deste total, 23.852 famílias recebem o benefício do Programa Bolsa Família, que garante a transferência de renda, inclusão produtiva e acesso aos serviços públicos.

 

Todos os meses, o governo federal deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O saque é feito com cartão magnético, emitido preferencialmente em nome da mulher. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Há benefícios específicos para famílias com crianças, jovens até 17 anos, gestantes e mães que amamentam.