Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

30 de Dezembro de 2010 11h00

Primeira edição da "Ação Jingle Bell" cria banco de dados para ações para Copa de 2014

30/12/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smadh

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando pela primeira vez uma ação coordenada de assistência emergencial destinada as pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social, para cobertura completa durante as festividades de Natal e final de  ano, denominada Ação Jingle Bell.

A Diretora de Gestão da Secretaria de Assistência Social, professora Rosa Lusardo, divulgou na quarta feira (29/12) o balanço dos atendimentos emergenciais registrados durante os primeiros quatro dias da Ação Jingle Bell. Foram tonalizados 158 atendimentos, sendo 30% de crianças e adolescentes.

Iniciada na terça feira (21/12), com término previsto para o dia 05 de janeiro de
2011, a ação está envolvendo sete equipes de técnicos para abordagens nas ruas, praças e logradouros, e uma equipe com atendimento fixo na Rodoviária. O trabalho está sendo completado com o serviço de atendimento nos plantões em todas as Unidades de Alta Complexidade da SMASD,  para acolhimento dos usuários necessitados, de acordo com o perfil de cada um.

Assim crianças e adolescentes vítimas de exploração do trabalho infantil, ou exploração sexual, idosos que estejam em situação de risco, mulheres vítimas de violência, imigrantes, etc, estão sendo acolhidos e abrigados nos Albergues Municipais

(Casa de Amparo Celcita Pinheiro, Casa de Retaguarda Paulo Prado, Albergue Manoel Miraglia, Albergue Missão Atalaia e outras instituições parceiras da SMASDH como a Nossa Casa para adolescentes, abrigos São Judas Tadeu, Santa Rita e Vida Serena de Varzea Grande).

Com a cobertura completa para as pessoas em situação de rua, os dependentes químicos  também têm a opção de ficarem abrigados no Albergue Abordagem Soldaria, se assim quiserem.

Copa 2014

A ação está garantindo o atendimento emergencial para essas pessoas e ainda faz o registro de todas as ocorrências. A intenção é mapear e registrar os dados para que sirvam de base para o planejamento de ações e serviços dos próximos anos, com vistas à preparação da cidade para a movimentação durante os jogos da Copa em 2014, possibilitando uma cidade mais humanizada e pacífica para todos.

De acordo com a professora Rosa Lusardo, os dados coletados nesta ação serão usados para traçar os serviços e projetos necessários para atender a população em situação de rua. “A criação da Casa República de Meninos para abrigar e promover a educação integral de jovens de
12 a 17anos, equipada com quadras poli esportivas, salas temáticas para aulas de música, artes, teatro, hortas para terapia ocupacional e toda uma estrutura psicosocial para atendimento, deve completar o projeto de atendimento a jovens, que hoje estão perambulando pelas ruas. Outros projetos estão sendo elaborados para tender todos idosos e moradores de rua,” completou a Diretora de Gestão.