Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

02 de Março de 2012 09h48

Primeira dama de Cuiabá participa do lançamento oficial da campanha Mato Grosso respeitando a Mulher

02/03/2012

Simone Seibert Ventura-Secom Cuiabá (65) 3645-6054

A primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, participou, na quinta-feira (02-03) do lançamento oficial da campanha “Mato Grosso respeitando a Mulher”, realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT).

O objetivo da campanha é trabalhar para reduzir o número de ocorrências de violência contra a mulher, com ações que alcancem os 141 municípios de Mato Grosso, por meio de palestras elucidativas, cursos de capacitação para as mulheres, entre outras ações.

A primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, está engajada no projeto, com ações que irão contemplar a baixada cuiabana. Ela voltou a destacar a importância de projetos desse gênero, para melhorar a vida das mulheres. “É uma campanha que traz grande felicidade, pois são ações que terão um efeito positivo, vamos batalhar para que os números continuem a diminuir e fazer com que nossas mulheres não sofram nenhum tipo de violência”, enfatiza.

Programação

O próximo encontro da campanha será em 08 de março (Dia Internacional da Mulher), no auditório Clóvis Vetoratto, no palácio Paiaguás, às 9 horas. Na ocasião, haverá a apresentação de um documentário sobre o projeto “Lá em Casa quem manda é o respeito” e o lançamento da Cartilha Nacional da Copevid. Também terá apresentação da peça teatral “Veja você Margarida” por um grupo de atores de Pernambuco. O promotor de Justiça, João Maria Rodrigues Filho (MP/PE), fará palestra com o tema “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e a Lei Maria da Penha”.

No período vespertino, o evento terá continuidade no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, com uma mesa redonda para discutir o “Combate a violência doméstica e familiar contra a mulher e necessidade de implementação de políticas públicas no Estado de Mato Grosso”. Participarão da discussão a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social Roseli Barbosa; a coordenadora da Sala da Mulher da AL Janete Riva; a promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa; a superintendente de Políticas para Mulheres de Mato Grosso Ana Emília Iponema Brasil Sotero; a juíza de Direito Ana Cristina Silva Mendes; a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da OAB Ana Lúcia Ricarte; e a delegada Daniela Silveira Maidel.

Após as discussões, haverá a “Caminhada pelo Fim da Violência de Gênero” com trajeto entre a Assembleia Legislativa e o Shopping Pantanal. No local, as mulheres terão atendimento das delegacias de polícia e Defensoria Pública. Atendimento semelhante também será prestado nos shoppings Goiabeiras e Três Américas.