Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

15 de Dezembro de 2011 15h54

Primeira dama de Cuiabá acompanha preparativos do 4º “Valorizando Vidas no Seu Bairro”

15/12/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 3645-6054/ 8454-5236


Armações metálicas, fios elétricos e muitos homens trabalhando este é o cenário visto nesta quinta-feira (15-12), na Praça Ana Martinha da Silva, localizada no bairro Pedra 90, região Sul de Cuiabá. A comunidade receberá das 8h às 16h deste sábado (17-12), a 4ª edição do programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”.

Para acompanhar o andamento dos preparativos do evento, a primeira dama da capital e idealizadora do programa, Norma Sueli Galindo, vistoriou o local, junto com uma equipe da prefeitura Municipal.

A praça irá abrigar 40 barracas de 5 metros cada, nas quais serão ofertados todos os serviços das secretarias municipais e parceiros. O objetivo do programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro” é levar direito e cidadania aos cuiabanos.

Novidades

Dentre as novidades da quarta e última edição do Valorizando Vidas neste ano, estão o ônibus itinerante da Biblioteca Comunitária “Saber com Sabor” que ficará na praça durante todo o evento. Os bombeiros mirins também confirmaram presença na ação. A Câmara Municipal de Cuiabá terá um estande no bairro Pedra 90, os vereadores vão atender a população ao longo do dia.

Uma oficina irá ensinar todo o processo de confecção da viola de cocho, haverá exposição de artesanato produzido com latas de alumínio e a participação da comadre Pitú. A animação da criançada ficará sob o comando do Papai Noel, que irá distribuir doces.

No quesito saúde haverá reforço no combate à dengue, 220 agentes comunitários vão atuar no evento, orientando a população sobre as medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Serviços

Os serviços disponibilizados à comunidade são: expedição de carteira de trabalho, certidões, segunda via de identidade (RG), inscrição em programas de qualificação profissional, patrolamento de ruas, distribuição de sabão em barra e líquido, pintura de abrigos de ônibus, serviços de conta de água, informações sobre débitos da dívida ativa, coleta de dados para inclusão em programas federais e municipais, serviços na área de saúde, orientações sobre ações ambientais, orientações de economia doméstica e serviços gerais da prefeitura de Cuiabá. O evento conta ainda com várias apresentações culturais, desfile, fanfarra e oficinas artesanais.

Expectativa

A última ação do Valorizando Vidas em 2011 fecha o ciclo de serviços, ofertados pelo Município, nas quatro regiões da capital. A previsão é de que no próximo ano, o programa se estenda à zona rural de Cuiabá.