Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

04 de Julho de 2013 17h31

Prefeitura inicia hoje a Conferência de Promoção e Igualdade Racial

04/07/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

A Prefeitura de Cuiabá abre hoje (04) a 3ª Conferência Municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Humano. O evento tem a finalidade de debater, deliberar e encaminhar resoluções sobre o tema “Democracia e Desenvolvimento para uma Cuiabá Afirmativa”. A abertura será a partir das 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso e terá a palestra “Democracia e Desenvolvimento Por Um Brasil Afirmativo”.

No dia 5, das 8h às 18h, serão realizados palestras e grupos de trabalho sobre os diversos aspectos das políticas de igualdade racial. Pela manhã, as mesas redondas terão como temas “Estratégias para o desenvolvimento e enfrentamento ao racismo e intolerância religiosa”; “Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios”; “Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade  das políticas de igualdade racial: gênero, raça e juventude”; “Participação política e controle sócia: igualdade racial no espaço da decisão”; e “Implementação e efetivação da Lei 10.639/03 na gestão municipal de Cuiabá”.

No período da tarde os participantes da Conferência se reunirão em quatro grupos de trabalho que elaborarão documentos referência sobre Direitos Humanos e Religiões da Matriz Africana; Política de Saúde da População Negra; Educação, Gênero e Juventude; e Políticas para Quilombolas.

“Esperamos que a Conferência resulte num conjunto de ações que assegurem o combate a qualquer tipo de racismo. A Prefeitura de Cuiabá está empenhada ainda na efetivação de políticas públicas voltadas para a igualdade racial”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Junior.

Mais informações ou inscrições pelo telefone (65) 3645-6830 ou pelo email conferenciacbaigualdaderacial@gmail.com.