Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

06 de Junho de 2011 17h03

Prefeitura forma Adolescentes do Pró Jovem para mercado de trabalho

06/06/2011

Marcia Caetano/Smasdh

Mais de duzentos alunos do Programa Pró Jovem Adolescentes receberam o certificado de conclusão de curso profissionalizante em cerimonia realizada na última quinta feira (02-06) no Auditório do Museu das Águas,  localizado na Avenida Presidente Marques.

Os cursos foram oferecidos através do Núcleo de Formação Técnica Geral da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano – SMASDH, nos bairros onde os jovens são assistidos pelo programa. 

Duzentos e vinte e cinco adolescentes aprenderam Técnica Geral em Turismo e Formação em Empacotamento, Reposição e Armazenagem de Mercadorias com estágio em supermercados, visando a colocação dos jovens no mercado de trabalho. 

 Antes de receber o certificado do curso “Técnica Geral em Turismo” a jovem Edilene Juliana R. Souza, 17 anos, definiu a programação do Pro Jovem Adolescente como uma oportunidade muito boa para  a sua formação.

 “Se não estivesse participando do Programa eu estaria na rua, conversando ou aprontado com os amigos, como sempre fazia, agora estou aprendendo coisas novas. Foi bom também por que sou uma garota tímida e aprendi neste curso, como por exemplo, atender com respeito ao turista. Conheci a Chapada dos Guimaraes e outros pontos turísticos de Cuiabá para mostrar ao visitante o que temos de melhor. Já terminei o segundo grau agora quero continuar os estudos e trabalhar nesta área” disse  a adolescente. 

Vanessa Carlos de Oliveira, 15 anos, contou que aprendeu detalhes sobre o funcionamento dos supermercados. “Aprendi, por exemplo, que não se podem misturar produtos alimentícios com os não alimentos e que tem de respeitar o limite de peso para cada prateleira. A posição nas gôndolas também precisa dar prioridade às datas de validade. Detalhes que eu nem sabia que existiam. Quero continuar meus estudos na área de administração e estes conhecimentos são de logística” resumiu Vanessa.

O secretario de assistência social falou aos jovens um pouco da sua própria trajetória para chegar à faculdade, incentivando, a cada um, a lutar pelos seus objetivos. “Para conseguir estudar, por causa do meu problema de saúde, precisava ir todo engessado para a escola. Eu não desisti, fiz curso superior e me especializei. Enfrentei todas as dificuldades e aconselho a cada um a seguir em frente, você pode conseguir o que quiser. Precisa ter objetivo e lutar” concluiu o secretário.