Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

24 de Agosto de 2011 13h54

Prefeitura fará mutirão para cadastrar idosos e deficientes em Programa Social

24/08/2011

Marcia Caetano/Smasadh

Cerca de 9 mil deficientes e idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, BPC-LOAS, ainda não se recadastraram no Cadastro Único de Programas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social – CadÚnico/MDS em Cuiabá. O recadastramento é exigido para a inclusão do interessado no CadÚnico e deve ocorrer até o dia primeiro de fevereiro de 2012, para evitar que o recurso seja bloqueado pelo MDS.

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano – Smasdh montou uma estrutura especial para ajudar os beneficiários a cumprirem as exigências do programa. Segundo o secretário Mário Lúcio Guimarães, a secretaria atenderá os beneficiários para o recadastramento no BPC-LOAS, em um mutirão itinerante a ser realizado durante os meses de setembro, outubro e novembro próximos, nas sedes dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS localizados nos bairros, de acordo com o cronograma descrito a seguir:

Setembro:

Dia-02 - CRAS CPAIII, Setor I;

Dia-09 – CRAS Araçá;

Dia-16 – CRAS Dom Aquino;

Dia-23 – CRAS Getúlio Vargas;

Dia-30 CRAS Tijucal;

Em outubro a equipe de cadastradores irá atender nos CRAS Novo Colorado, CRAS Pedra 90, CRAS Pedregal e CRAS Planalto. Em novembro serão atendidos idosos e deficientes que moram nos bairros adjacentes aos CRAS Praeiro, Nova Esperança e Jardim  Imperial.

O objetivo do mutirão é facilitar o acesso dos beneficiários ao serviço de recadastramento realizado pelos técnicos da Assistência Social, e evitar tumulto no caso daqueles que deixam para última hora. O cadastramento exige uma entrevista técnica detalhada, apresentação de documentos e leva em média 40 minutos. Os técnicos também farão visitas nos endereços dos beneficiários, para cadastramento em domícilio.