Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Dezembro de 2013 11h09

Prefeitura de Cuiabá e PróUnim estendem parceria por cursos do Pronatec

13/12/2013

Euziany Teodoro


A Prefeitura de Cuiabá e o Programa de Ação Social da Unimed (PróUnim) assinaram convênio para prolongar a parceria que começou este ano. O PróUnim ofereceu a estrutura voltada a projetos sociais no bairro Parque Atalaia, onde foram aplicados cinco cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.

Este ano, com a parceria, 130 pessoas foram diplomadas na unidade, nos cursos de eletricista, salgadeiro, inglês, espanhol e auxiliar de pessoal. Para 2014, 60 pessoas já estão pré-matriculadas.

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues, foi quem assinou o convenio. Segundo ele, a parceria tem realizado grandes mudanças na comunidade do entorno do Parque Atalaia.

“Conseguimos fazer a diferença e dar um novo norte na vida de 130 pessoas. Precisamos dessas parcerias para alcançar o objetivo básico da assistência social, que é mostrar a quem precisa que um novo futuro é possível”, afirmou José Rodrigues.

O presidente do PróUnim, Paulo Ricardo Brustolin da Silva, destacou que os objetivos do programa são os mesmos determinados pela Prefeitura de Cuiabá.

“Estamos buscando a mesma coisa, que é mudar a vida destas pessoas. Temos um bom alinhamento com os objetivos do prefeito Mauro Mendes. Sabemos das dificuldades e da dívida social que o poder público tem com a população há muitos anos. Estamos trabalhando juntos para sanar esta dívida”, disse.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), pactuado junto ao Governo federal, busca a inclusão produtiva da população mais pobre e garantia de renda.

Este ano, Cuiabá ficou em primeiro lugar no hanking de pessoas qualificadas em todo o Brasil, tornando-se destaque nacional.

No total, 11.852 se inscreveram para os cursos, sendo que 4.505 pessoas já foram qualificadas e diplomadas. Os demais continuam estudando.