/

29 de Setembro de 2011 13h39

Prefeitura de Cuiabá comemora Semana do Idoso no Abrigo Bom Jesus

29/09/2011

Viviane Moura- Secom Cuiabá: 8452-3610

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), realiza nesta quinta-feira (29-9), uma extensa programação para comemorar o Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. O evento, denominado Vida em Movimento, faz parte das comemorações da Semana do Idoso.

As atividades, que começaram na manhã desta quinta-feira, se estenderão por toda a tarde, atendendo aos idosos da Fundação Abrigo Bom Jesus e de quatro Centros de Convivência de Idosos (CCIs) do município. Cerca de 600 idosos participam do evento, que conta com palestras, ginástica, apresentações culturais de música e teatro, circuito de dança, lanche e baile de encerramento.

De acordo com a presidente da Fundação Abrigo Bom Jesus, Ana Maria Bezerra, esta é uma parceria que trará resultados relevantes para o atendimento de qualidade aos abrigados carentes. “Começamos um relacionamento diferenciado com a Prefeitura. Se cada um fizer a sua parte, Poder Público e instituição, podemos alcançar a excelência e, os maiores beneficiados serão os nossos idosos”.

O secretário adjunto de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Luis Fernando Cardoso, destaca que a demanda da terceira idade é grande na capital e precisa de ações pontuais. “Estamos fazendo uma comemoração em referência ao Dia Nacional do Idoso, porém, é preciso lembrar que a união entre instituições visa fortalecer o acolhimento de mais idosos e ofertar maior conforto aos atuais internos por um longo tempo. O prefeito Chico Galindo tem demonstrado sensibilidade sobre essa questão”.

Para a gerente do Centro de Convivência Aideê Pereira do Nascimento, Antonia Fernandes, a comemoração é de extrema importância. “Hoje trouxemos cem idosos, nosso objetivo é a socialização entre eles e os internos do abrigo. Todos precisam conhecer a realidade dos abrigados, para valorizar a saúde e família que possuem”.

Atualmente a Fundação, que tem 72 anos de existência, abriga 116 idosos – 76 homens e 40 mulheres, entretanto, esse número deve subir nos próximos dias para 132, já que serão recebidos mais internos triados nos CRAS da cidade. Dos profissionais que atendem no Abrigo, nove são cedidos pela prefeitura Municipal.

Confira a programação desta tarde:

14h – Circuito de dança

16h – Lanche

17h – Encerramento e avaliação de todas as atividades realizadas.

CCI Aideê Pereira do Nascimento

Uma nova comemoração está marcada para o dia 6 de outubro no Centro de Convivência de Idosos “Aideê Pereira do Nascimento”, quando será festejado o aniversário de 12 anos do CCI e a Semana do Idoso.

A abertura será às 7h30 com uma missa, seguida de café da manhã, apresentações culturais e baile com música ao vivo, ao longo do dia. Na ocasião também serão escolhidos o Rei e Rainha da Primavera. A festa será aberta à população.