Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

30 de Novembro de 2012 10h55

Prefeitura de Cuiabá apoia 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

30/11/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá participa na data de hoje (30-11) de uma mobilização pelo enfrentamento à violência contra as mulheres. A ação é promovida pelo Fórum de Articulação de Mulheres (FAM-MT) e é realizada na Praça da República, até às 15h00.
 

O trabalho desenvolvido pelos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), assim como da Casa de Amparo Celcita Pinheiro, está sendo divulgado na praça. Representantes das equipes das unidades encontram-se à disposição das centenas de pessoas que percorrerem a área para orientação sobre o tema e serviços disponibilizados. 

“O local foi estrategicamente definido em razão da grande quantidade de pessoas que por ali transitam diariamente e a ação integra a mobilização nacional pelos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres no país”, explica a coordenadora da Casa de Amparo e representante do Fórum de Articulação de Mulheres, Jana Baugardner. 

Por meio da Casa de Amparo, a Secretaria de Assistência Social disponibiliza abrigamento institucional para vítimas de violência doméstica e seus filhos menores de dezoitos anos, assim como atendimento jurídico, psicoassistencial, apoio nutricional, e encaminhamentos diversos. Já os CREAS atuam no atendimento de violação de direitos, com a oferta de serviços jurídicos e socioassistenciais, em consonância com a rede de proteção (Polícia Judiciária Civil, Ministério Público Estadual, Conselhos Tutelares). 

16 Dias de Ativismo  

Os “16 dias do Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” é uma ação da campanha nacional ‘Violência Contra a Mulher: Você Pode Combater a Impunidade - Ligue 180’, promovida pela Secretaria de Política para as Mulheres.  A ação reforça o enfrentamento à violência doméstica contra as brasileiras, e objetiva alertar a população de que violência contra a mulher é crime, e que toda a sociedade deve combatê-la e denunciá-la.