Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

20 de Agosto de 2013 18h46

Prefeito e ministra inauguram salas de aula flexíveis do Pronatec

20/08/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

O prefeito Mauro Mendes e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, finalizaram a agenda de compromissos desta terça-feira (20) com a inauguração das unidades flexíveis para a promoção de cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As unidades flexíveis, coordenadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), são salas de aulas climatizadas que comportam até 30 alunos e permitem levar os cursos do Pronatec para locais mais distantes.

São ofertados mais de 80 cursos nas áreas da construção civil, comércio, hotelaria e turismo, línguas (inglês e espanhol), informática, alimentação, segurança do trabalho, entre outras.

“O Pronatec é um importante multiplicador de oportunidades, que possibilita a milhares de pessoas o acesso à educação profissional, emprego e melhor qualidade de vida. A ideia de salas de aula móveis é ótima, facilitando que moradores de bairros mais distantes ou de cidades menores sejam beneficiados com os cursos”, afirmou a ministra.

O prefeito Mauro Mendes lembrou que Cuiabá é destaque nacional no Pronatec, somando mais de 13 mil vagas disponibilizadas para mais de 80 cursos. Ele ressalta ainda que é um importante braço do Programa “Cuiabá Sem Miséria”, que visa a retirar as famílias que vivem abaixo da linha de pobreza extrema da situação em que se encontram.

“Além de garantir uma profissão a milhares de cidadãos, o Pronatec é uma importante ferramenta de mudança social, pois garante que famílias saiam da extrema pobreza e conquistem uma vida mais digna e melhor”, afirmou.

Segundo Rubens de Oliveira, gerente de Educação e Tecnologia do Senai, as salas de aulas flexíveis vão ampliar o acesso da população aos cursos oferecidos pelo órgão. “Nosso objetivo é levar o Pronatec aos lugares mais distantes, facilitando o ingresso nas aulas aos moradores da região. Este objetivo vamos alcançar graças a ao apoio e parceria da Prefeitura de Cuiabá”, disse.

Também participaram da solenidade a primeira-dama Virginia Mendes e os secretários municipais de Assistência Social, José Rodrigues Junior, e de Trabalho, Elias Alves de Andrade.