/

20 de Agosto de 2013 16h18

Plano Cuiabá Sem Miséria quer retirar 11 mil famílias da pobreza extrema

20/08/2013

Carol Sanford

O Plano Cuiabá Sem Miséria, lançado hoje (20) pela Prefeitura de Cuiabá, pretende atingir as cerca de onze mil famílias que vivem em situação de extrema pobreza na Capital, ampliando o número de beneficiários em programas sociais, habitacionais e garantindo a inclusão no mercado de trabalho e em cursos de profissionalização e qualificação.

A garçonete Enerize Auxiliadora Correa, moradora do Jardim Florianópolis, está desempregada e conta apenas com a pensão que recebe do pai do único filho, de R$ 32. Ela acredita que o Cuiabá Sem Miséria e a inclusão no programa Bolsa Família, podem melhorar a qualidade de vida da família.

“Neste momento, que meu filho mais precisa de mim, eu não tenho como ajudar. Mas com essa oportunidade, tenho certeza de que nossa vida pode melhorar”, disse ela.

A oportunidade a que Enerize se refere é um dos eixos do Cuiabá Sem Miséria, que propõe a inclusão produtiva, garantindo o acesso ao trabalho e a cursos de profissionalização e qualificação, como o Pronatec. “Vou procurar o CRAS da minha região para saber que curso eu posso fazer. Quero ter um futuro melhor”, comentou.

Também desempregada, a doméstica Fátima Cristina dos Santos, se inscreveu no CadÚnico e ainda espera ser beneficiada com os programas sociais e habitacionais, mas demonstrou empolgação ao saber da possibilidade de se profissionalizar, através de cursos de qualificação.

“Moro no CPA II e recebo apenas a pensão do pai da minha filha. Vou buscar essa oportunidade para que além de ter uma profissão, possa dar uma vida melhor para ela e garantir um emprego com tudo certinho”, declarou Fátima.

Além disso, os inscritos no CadÚnico serão beneficiados com a parceria, junto aos setores produtivos, dos Sines estadual e municipal, possibilitando a absorção da mão-de-obra ao mercado de trabalho.

Confira mais fotos do evento aqui.